PRE INVESTIGARÁ FRAUDES EM CANDIDATURAS FEMININAS NA BAHIA

O Ministério Público Eleitoral da Bahia (MPE-BA), através da Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia (PRE-BA), investigará as candidatas que receberam recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha e do Fundo Partidário e a respectiva quantidade de votos obtida nas eleições de outubro de 2018.
O MPE solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) o levantamento sobre as candidatas na segunda-feira (18). Ainda de acordo com a entidade, o procurador Regional Eleitoral Cláudio Gusmão irá cruzar os dados com outras informações, como as prestações de contas, para verificar se o valor repassado foi utilizado. A ideia é checar se há indício de desvios nos fundos.

Fundo Partidário e Fundo de Financiamento de Campanha

Em 2017, após a proibição de doações de pessoas jurídicas para campanhas eleitorais, o Congresso aprovou a Lei 13.487/2017, criando o Fundo Especial de Financiamento de Campanha, mais conhecido como Fundo Eleitoral, que distribuiu $1,7 bilhão entre os partidos políticos nas eleições de 2018. Uma das obrigações no uso dessa verba, determinada pela Resolução 23.568/2018 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é a aplicação mínima de 30% do total no custeio da campanha eleitoral das candidatas do partido ou da coligação.

O Fundo Partidário está previsto na Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/95), que determina que seus recursos sejam utilizados para manutenção das legendas. Em 2018, o TSE confirmou que, além do Fundo Eleitoral, o Fundo Partidário também poderia ser utilizado por candidatos em campanhas eleitorais. Quando destinado a esse uso, o 30% do fundo partidário também tem que, obrigatoriamente, ser aplicado em candidaturas femininas – determinação do Supremo Tribunal Federal em março de 2018.


bahia.ba
PRE INVESTIGARÁ FRAUDES EM CANDIDATURAS FEMININAS NA BAHIA PRE INVESTIGARÁ FRAUDES EM CANDIDATURAS FEMININAS NA BAHIA Reviewed by CM on quarta-feira, fevereiro 20, 2019 Rating: 5

Postagem em destaque

ACABE COM A INADIMPLÊNCIA DA SUA EMPRESA