RIACHÃO DAS NEVES
EM AUDIÊNCIA PÚBLICA JUSMARI PROPÕE FÓRUM PERMANENTE PARA DEBATER DEMANDAS DO SETOR AGROPECUÁRIO - Barreiras Noticias || O Blog do oeste da Bahia

EM AUDIÊNCIA PÚBLICA JUSMARI PROPÕE FÓRUM PERMANENTE PARA DEBATER DEMANDAS DO SETOR AGROPECUÁRIO


A deputada Jusmari Oliveira, presidente da Comissão de Agricultura da Bahia, propôs a criação de um Fórum Permanente para debater as questões do setor agropecuário.
A proposta foi feita durante a realização de uma Audiência Pública realizada na sede da FAEB, Federação da Agricultura e da Pecuária da Bahia, na manhã desta terça-feira, 19, e que contou com a participação de diversos líderes e produtores rurais das mais diversas regiões do Estado.

O presidente da FAEB, Humberto Miranda Oliveira, elogiou a iniciativa da deputada Jusmari e afirmou que a Audiência Pública foi muito produtiva. “Deu oportunidade para que os agropecuaristas pudessem mostrar aos parlamentares os gargalos do setor em um diálogo que, não tenho dúvida, vai ser permanente a partir de agora” destacou.
As principais reivindicações dos produtores foram oferta de energia, telefonia, segurança na zona rural, investimentos em logística, segurança jurídica, pavimentação de estradas, oferta de crédito, reabertura das Exposições Agropecuárias, melhoria das estações meteorológicas, mais apoio por parte de órgãos como a ADAB, entre outros e mais agilidade das autoridades públicas do setor agrícola no sentido de atender com rapidez as reivindicações do setor produtivo.

Os agropecuaristas ressaltaram que a Bahia tem a maior população rural do Brasil, possui uma agricultura que responde por um PIB de 60 Bilhões, tem regiões fortes como é o caso do Oeste na produção de grãos, a região Norte na cultura de uva, apresentando ainda uma expansão no cultivo de tomate, morango, mamona e, mesmo com todo esse potencial, ainda enfrenta grandes dificuldades.
O debate englobou também os problemas vivenciados pelo setor da pecuária de leite e de corte, tendo destaque a solicitação para criação de mais frigoríficos e uma fiscalização mais eficaz para evitar o abate clandestino. Outros pontos relevantes foram a pauta da região cacaueira e do projeto de irrigação do Formoso, em Bom Jesus da Lapa, maior produtor de banana do Brasil, o fortalecimento da cultura da mamona e maior atenção coma região produtora de sisal.

A vice-presidente da FAEB, Carminha Missio parabenizou a presidente Jusmari Oliveira e considerou o encontro histórico para a agropecuária da Bahia. “Esta aproximação é fundamental para que possamos debater com o parlamento os problemas do nosso setor e juntos possamos buscar as soluções.”

Estiveram presentes ainda os deputados Sandro Regis, vice-presidente da Comissão de Agricultura,, Zé Cocá, Osni, Eduardo Sales e Paulo Câmera, o ex-deputado federal Nilson Leitão, do Mato Grosso do Sul, ex-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Agropecuária e que hoje atua como consultor da CNA – Confederação Nacional da Agricultura, representantes de entidades públicas, sindicatos, cooperativas e associações.
 “Este foi o primeiro de muitos encontros que faremos a partir de agora. Quero assumir com os senhores o compromisso de intensificar esse diálogo e junto com todos os deputados, acima de partidos, levarmos os pleitos do setor agropecuário para serem discutidos com o nosso governador Rui Costa. Esse é o papel da Comissão de Agricultura e que nós vamos cumprir com vontade e determinação” finalizou a presidente Jusmari Oliveira.


EM AUDIÊNCIA PÚBLICA JUSMARI PROPÕE FÓRUM PERMANENTE PARA DEBATER DEMANDAS DO SETOR AGROPECUÁRIO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA JUSMARI PROPÕE FÓRUM PERMANENTE PARA DEBATER DEMANDAS DO SETOR AGROPECUÁRIO Reviewed by CM on quarta-feira, março 20, 2019 Rating: 5

Postagem em destaque

ACABE COM A INADIMPLÊNCIA DA SUA EMPRESA