DEPUTADA JUSMARI PARABENIZA MUNICÍPIO DE MALHADA POR MAIS UM ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

A deputada Jusmari Oliveira parabenizou o Município de Malhada, no Oeste Baiano, pela passagem da data de aniversário de emancipação política que se comemora neste domingo, sete de abril.
A deputada lembra que foi votada naquela comunidade e foi recebida com carinho pelos moradores da cidade e da zona rural. “Vamos trabalhar para levar obras para Malhada que é uma cidade que precisa da atenção dos poderes constituídos”, afirmou a parlamentar.

HISTÓRICO

O pequeno vilarejo denominado de Malhada, nome esse, oriundo de um antigo malhador de gado. Por se tratar de um ponto de encontro de muitos tropeiros que vinham de Minas Gerais, destino ao Centro Oeste do País. Daí o nome Malhada, conhecida também como (Biguara) cidade pequena.

Em 1961  Malhada se desmembrou de Carinhanha, graças a Lei de Criação de N°1.563 de 29 de Novembro de 1961. Onde o município constituiu de três distritos Malhada (Sede) Iuiú e Parateca; sendo realizada a primeira eleição em 3 de outubro, 1962 para prefeito e vereadores. A instalação e posse aconteceram no dia 7 de abril, de 1963 no governo de Juracy Magalhães. Desde então o pequeno vilarejo cresceu e conquistou sua própria independência em todos os aspectos, o município que era totalmente independente e voltado a outros municípios ganhou forças, e hoje é respeitado no

Área onde hoje está localizada a sede foi, até o século XVII, habitada por uma aldeia de índios Caiapós.
A primeira entrada no território, deu-se em 1712, por expedição comandada pelo bandeirante Nunes Vianna, que vencendo a resistência dos índios, fixou-se no local desenvolvendo a criação de gado. “Manoel Nunes Vianna, chefe emboaba, foi Senhor e régulo da Tabúa e Procurador de D. Isabel de Brito, da Casa da Ponte. Tendo se fixado à margem dessa rica corrente comercial na sua posição fortificada da Tabúa, para dirigir, com energia, inteligência e agudo instinto de lucro, os acontecimentos de que se fez centro e chefe. Na fazenda da Tabúa, região do Escuro, no Rio Carinhanha, Manoel Nunes exerceu, nos acontecimentos históricos do período, ação vigorosa e decisiva e se reservou, assim, relevante papel na vida política da Colônia.

Prefeitos:
DEPUTADA JUSMARI PARABENIZA MUNICÍPIO DE MALHADA POR MAIS UM ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DEPUTADA JUSMARI PARABENIZA MUNICÍPIO DE MALHADA POR MAIS UM ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA Reviewed by CM on domingo, abril 07, 2019 Rating: 5

Postagem em destaque

ACABE COM A INADIMPLÊNCIA DA SUA EMPRESA