Projeto cultural retrata as transformações da paisagem urbana de Barreiras

Utilizando a técnica da retrofotografia a ação fez um paralelo de antes e depois do patrimônio edificado da cidade

O projeto cultural
Retrofotografia: passado e presente revelando Barreiras, de autoria de Karla Nascimento e Paulo Baqueiro, propõe construir um retrato das transformações da paisagem urbana de Barreiras, em especial, do seu patrimônio material edificado. O resultado do trabalho será apresentado entre os dias 23 e 25 deste mês, durante a Festa Literária de Barreiras - FLIB, em uma exposição fotográfica. No dia 25, às 17h, acontecerá o lançamento do catálogo e de cartões-postais que serão distribuídos gratuitamente. As dez imagens resultantes do projeto também estão disponíveis no website:
 

Após a FLIB, a exposição seguirá para o Povoado de Baraúna e posteriormente poderá ser conferida no Palácio das Artes, no centro da cidade.

Retrofotografia é a arte de repetir a fotografia do mesmo local, com uma defasagem de tempo entre as duas, proporcionando uma visão do antes/passado e do depois/presente de um determinado objeto. O trabalho é preciso e envolve um estudo cuidadoso da imagem original e de seu contexto.
O projeto partiu de dez fotografias cedidas pelo Núcleo de História e Memória do Oeste da Bahia da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Foram produzidas novas fotografias no mesmo ângulo das originais e com as duas imagens em mãos foi iniciado o processo de pós-produção fotográfica. Cada imagem foi editada unindo a antiga à atual com o objetivo de realçar o patrimônio preservado e incluir elementos contemporâneos nas imagens.
A execução do projeto foi possível através do edital do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e da colaboração de várias pessoas.
Na exposição, o visitante encontrará as dez imagens tratadas pela técnica da retrofotografia, enquanto que no catálogo e no website, além das imagens, os interessados poderão acessar os textos que as contextualizam na trajetória histórica do conjunto arquitetônico de Barreiras.

Serviço

O que:

Exposição
Retrofotografia: passado e presente revelando Barreiras

Quando:
23 a 25 de maio durante a Festa Literária de Barreiras - FLIB.

Que horas:
9h às 18h, no dia 25 (sábado) às 17h será  o lançamento do catálogo e dos cartões-postais.

Local:
Praça Duque de Caxias - Barreiras - Bahia

blog Barreiras Noticías/Karla Nascimento



Projeto cultural retrata as transformações da paisagem urbana de Barreiras Projeto cultural retrata as transformações da paisagem urbana de Barreiras Reviewed by CM on quinta-feira, maio 23, 2019 Rating: 5

Postagem em destaque

ACABE COM A INADIMPLÊNCIA DA SUA EMPRESA