Secretaria de Assistência Social realiza programação em Combate a LGBTfobia


Em 17 de Maio celebra-se o Dia Internacional de Combate à Homofobia. Com o objetivo de desenvolver ações de prevenção e combate ao preconceito e à discriminação contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBTs), a Secretaria de Assistência Social (SAS) lançou em 2018 a Campanha Municipal de Combate à LGBTfobia e desde então realiza atividades de informação e orientação sobre o tema.

“O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) realiza mais essa luta pelos direitos sociais da população e a pasta busca realizar atividades que garantam esses direitos, entendendo que é necessária a efetivação de ações preventivas, de acolhimento, uma vez que as questões de sexualidade, gênero e orientação sexual acentuam as condições de vulnerabilidade e risco social”, explica a secretária da SAS, Vandreia Mendes.

A programação foi realizada com palestras e debates em escolas públicas e na sexta-feira, 17, com o Cineclube da Diversidade, foram três seções com filmes sobre a temática. Após a exibição dos filmes, debatedores convidados discutiram sobre suas aprendizagens e experiências com o público presente. “Esse evento permite o acesso à informação que é algo importante na formação e construção do nosso ser social e individual”, comenta a atriz de um dos filmes exibido na programação e palestrante Mila Suzarte.

“Às vezes falar desse assunto parece estranho, mas é um tema que está no nosso dia a dia, seja na escola, na família e em toda sociedade, vemos muitos casos de violência porque muita gente não aceita as diferenças, então hoje aqui a gente pode entender um pouco mais e aprender a respeitar todas as pessoas independente de seus relacionamentos”, revela a estudante Mariza Batista.

Para fechar a programação, a Cia de Teatro Trakinus fez uma apresentação teatral sobre a temática. “Vários focos foram debatidos, mas todos entendem e acreditam que o respeito é a base para o enfrentamento das dificuldades, nosso mundo é diversidade, por isso estaremos sempre ressaltando os valores e os direitos de cada um”, confirma o Assessor da SAS, Erick Gamaliel.

Texto e fotos: Ascom SD  









Secretaria de Assistência Social realiza programação em Combate a LGBTfobia Secretaria de Assistência Social realiza programação em Combate a LGBTfobia Reviewed by CM on terça-feira, maio 21, 2019 Rating: 5

Postagem em destaque

ACABE COM A INADIMPLÊNCIA DA SUA EMPRESA