Escritor Denizar Nogueira participa de discussão literária e tarde de autógrafos promovida na Escola Presidente Castelo

O autor da obra literária “A Tramoia”, participou de uma discussão literária e tarde de autógrafos, promovida nesta segunda-feira, 05, pela Escola Municipal Presidente Castelo Branco, em São Desidério, onde proporcionou um encontro das turmas do 6º e 7º anos com o autor para discutir o contexto histórico da obra, e incentivar o gosto dos alunos pela leitura. 


O encontro faz parte de um projeto da escola, intitulado “A Construção dos Saberes Através da Leitura", elaborado pela coordenação e professores no início do ano letivo de 2015. “Com a iniciativa de tornar alunos leitores, até o momento já discutimos neste projeto sobre 18 obras literárias de diversos autores de renome nacional e regionais. Hoje escolhemos o Denizar por ser um autor da terra, residente em Barreiras, e que nos proporciona essa interação. Analisamos ainda o quanto ele valoriza a nossa cultura, e a participação dos alunos foi muito boa”, disse a professora Andreia Barbosa de Carvalho.
Para a diretora Valdinéia o principal objetivo do projeto é formar leitores que saibam atuar de maneira crítica na sociedade, "Este foi um momento de suma importância para a escola, e também para o conhecimento dos alunos que com certeza ampliou os seus saberes, porque ler é o melhor caminho”, afirma.
Alguns alunos fizeram dramatizações sobre trechos da obra onde demostraram interação com a trama literária. “A Tramoia, é uma obra que trata de assuntos relacionados à nossa cultura cotidiana e sobre a época do coronelismo com personagens fictícios. O livro é muito interessante e de fácil leitura, descontraído, envolvente e nos ensina a compreender sobre diversas tradições como o Divino Espirito Santo, o São João e a Pegada do Mastro”, assegura aluna do 6º ano, Vanusa Carvalho Cruz.
No conceito do autor Denizar Nogueira, ele considera formidável a receptividade do povo de São Desidério. “Não é a primeira vez que estou aqui, já tive a oportunidade de estar antes em outro momento na Biblioteca daqui, onde tenho alguns livros à disposição, e agora eu me surpreendi com este momento e com a interação dos alunos, foi muito gratificante mesmo. Sobre esta obra estou tendo um retorno extraordinário e agradeço muito aos professores que aderiram ao meu trabalho”, garante o autor. Além de “A Tramoia”, Denizar também é autor das obras literárias, “Versos Sonhadores” e “Quisera”.
Texto e fotos: Ascom SD





Escritor Denizar Nogueira participa de discussão literária e tarde de autógrafos promovida na Escola Presidente Castelo Escritor Denizar Nogueira participa de discussão literária e tarde de autógrafos promovida na Escola Presidente Castelo Reviewed by CM on quarta-feira, outubro 07, 2015 Rating: 5