Mutirão de cirurgias de cataratas atende cerca de 150 pacientes em Bom Jesus da Lapa

Com o intuito de melhorar o atendimento, especialmente zerando as filas de cirurgias eletivas, a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando o primeiro mutirão de cirurgias de cataratas do ano de 2019.
140538201926047O mutirão está sendo feito  no Hospital Municipal Carmela Dutra, onde já foram realizadas cerca de 150 cirurgias, nesta quinta e sexta-feira, dias 25 e 26, com os pacientes pré agendados pelos PSFs.

140538201926048Os dois dias de ação  contou com participação efetiva da direção administrativa do hospital, além da equipe de enfermagem, nutrição, recepção e segurança, dando mais  agilidade e qualidade no atendimento  para o usuário. Onde foram também distribuídos vários kits lanche para os pacientes que esperam na fila a sua vez de entrar no centro cirúrgico, segundo a direção do hospital Carmela Dutra.

140538201926046De acordo com o Secretario Municipal de Saúde,  Marcelio Magno, existe uma demanda muito grande n região, principalmente de pessoas idosas e carentes, que não têm acesso a esse tipo de procedimento. “Na rede privada é um procedimento de valor alto e que se não fosse essa ação, essas pessoas dificilmente teriam a visão de volta, não voltariam a enxergar”, afirma.

140538201926044Ele destaca ainda, que para fazer a cirurgia basta as pessoas procurar a sua  Unidade de Saúde pra receber as informações de como se cadastrar para fazer parte desse Mutirão. “Nós da gestão estamos realizando nesse ano muitos mutirões para redução de demanda tanto cirurgias, quanto de especialidades e exames. O paciente deverá sempre procurar sua Unidade Básica de Saúde do seu bairro (USF), pois esses movimentos são norteados pela demanda existente nas unidades, na qual temos como objetivo a redução da fila de espera, como também o tempo de espera para a realização desses procedimentos facilitando o acesso a toda a população”, finaliza.

A doença

A catarata é uma doença ocular grave causada pela opacificação do cristalino, a lente natural do olho, que impede a passagem da luz e prejudica a qualidade da visão.

Os sintomas mais comuns da catarata são a visão turva, borrada ou embaçada, grande dificuldade para enxergar à noite, aumento da sensibilidade ocular à luz, mudança frequente de óculos para enxergar melhor e a sensação de que as cores ficam mais amareladas.

O único tratamento curativo da catarata é o cirúrgico, recomendado sempre que a qualidade de vida do portador da doença esteja comprometida.
Mutirão de cirurgias de cataratas atende cerca de 150 pacientes em Bom Jesus da Lapa Mutirão de cirurgias de cataratas atende cerca de 150 pacientes em Bom Jesus da Lapa Reviewed by CM on sábado, abril 27, 2019 Rating: 5