Eleitores de três municípios voltam às urnas no domingo (5)

Os eleitores de Santa Luzia do Norte (AL), Cascavel (CE) e Irupi (ES) voltarão às urnas no domingo (5) para escolher, em eleições suplementares, os novos prefeitos e vice-prefeitos, com mandato até 31 de dezembro de 2020.

A Justiça Eleitoral cassou os mandatos dos gestores das referidas cidades.

Em Santa Luzia do Norte, as eleições suplementares foram determinadas após a cassação dos mandatos do prefeito, Edson Mateus da Silva (PRB), e do vice-prefeito, José Aílton do Nascimento (PTC), por abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio durante a campanha eleitoral de 2016.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) apontou contratação de servidores públicos de forma irregular e fornecimento de transporte gratuito para eventos e viagens de família, além de financiamento de cursos em uma autoescola. Os dois também foram condenados a oito anos de inelegibilidade.

Francisca Ivonete Mateus Pereira (PDT) e Waltemar Matias de Sousa (PDT), respectivamente eleitos prefeita e vice-prefeito de Cascavel em 2016, tiveram os seus mandatos cassados e foram declarados inelegíveis por oito anos por prática de abuso de poder político na campanha eleitoral.

Ambos foram responsabilizados pela contratação excessiva de servidores temporários, contratos fraudulentos de estagiários, utilização de veículos de transporte escolar na campanha eleitoral e repasse irregular de verbas para associações.

Já os eleitos para a prefeitura de Irupi em 2016, Carlos Henrique Emerick Stock (PSDB) e Leandro Purcino de Almeida (PRP), respectivamente, prefeito e vice-prefeito, perderam os cargos pela prática de abuso de poder político e econômico.

Carlos Henrique ainda foi penalizado com inelegibilidade pelo prazo de oito anos. A acusação do MPE foi fundamentada na realização de um casamento comunitário pela administração municipal durante a campanha eleitoral.


Eleitores de três municípios voltam às urnas no domingo (5) Eleitores de três municípios voltam às urnas no domingo (5) Reviewed by CM on sábado, maio 04, 2019 Rating: 5