EX-COMBATENTE RECEBE A COMENDA 26 DE MAIO, EM CALENDÁRIO DE HOMENAGENS PELO CENTENÁRIO


    No dia 22 de maio, o nosso veterano barreirense da Segunda Guerra Mundial mais uma vez recebeu grandes homenagens. Após a indicação do Vereador ‘’Nereu do Gás’’, o Senhor Eurypedes Pamplona foi galardoado com a Comenda 26 de Maio, um dos maiores prêmios que a Câmara de Vereadores de Barreiras pode ofertar àqueles que tenham prestado relevantes serviços ao município.
    Sempre acompanhado pelo seu leal biógrafo, o historiador João Pinheiro, o pracinha agradeceu as prestimosas homenagens, e posou para fotos com as mais diversas legiões de fãs.


    Esta honraria marca o início da reta final de homenagens que o ex-combatente receberá até o seu centenário.
    No dia 27 de maio, ele estará em Brasília-DF, para ser homenageado no Congresso Nacional, juntamente com o 4º Batalhão de Engenharia de Construção, em sessão solene organizada pelo Deputado Federal Tito.
    Entretanto, a apoteose das comemorações ocorrerá no dia 07 de junho, a sexta-feira que antecede o seu centenário. Pela manhã, o 4º BEC mais uma vez irá reverenciá-lo em uma formatura com a tropa. Durante a noite, haverá o lançamento da segunda edição do seu livro biográfico (Tiro, Guerra e Mito), escrito pelo ‘’Tenente Pinheiro’’.
    A primeira edição foi lançada em maio de 2015, e contou com uma Câmara de Vereadores cheia, mas não lotada. Entretanto, após este singelo ato, o ex-combatente saiu completamente do anonimato, sendo requisitado para, juntamente com o seu biógrafo, ministrar palestras sobre o tema em diversas instituições, motivo pelo qual tornou-se uma celebridade nacional.



Neste sentido, a expectativa é que neste ano a ‘’Casa do Povo’’ esteja lotada para prestigiá-lo e receber o seu livro autografado. Vale lembrar que o livro será distribuído gratuitamente, pois tanto biógrafo quanto biografado abriram mão de qualquer lucro.
    O evento de lançamento do livro ocorrerá a partir das 19 horas, na Câmara de Vereadores de Barreiras, e toda a população está convidada para participar desse momento histórico, e prestigiar mais uma vez este ícone mundial, refugiado no coração do cerrado baiano.
    Eurypedes Lacerda Pamplona nasceu no dia 10 de junho de 1919, na casa nº 29 da Rua Barão de Cotegipe, e foi o único cidadão barreirense homem a lutar na Segunda Guerra Mundial.
O pior conflito da humanidade trouxe um desastroso saldo de 55 milhões de mortos, 35 milhões de feridos, 20 milhões de órfãos e 190 milhões de refugiados. Entretanto, o ‘’Cabo Pamplona’’ demonstra ser um soldado da paz, jamais se orgulhando da guerra, refutando o título de herói, e deixando claro a todos que se pudesse não teria ido. Ele regressou íntegro, repleto de traumas, mas trazendo os ideais de liberdade e democracia após a vitória contra a tirania nazifascista.
Hoje, ele é um dos poucos ex-combatentes vivos no mundo. A importância da sua imagem para o culto às tradições históricas barreirenses, baianas, brasileiras e mundial é inegável.
EX-COMBATENTE RECEBE A COMENDA 26 DE MAIO, EM CALENDÁRIO DE HOMENAGENS PELO CENTENÁRIO EX-COMBATENTE RECEBE A COMENDA 26 DE MAIO, EM CALENDÁRIO DE HOMENAGENS PELO CENTENÁRIO Reviewed by CM on sábado, maio 25, 2019 Rating: 5

Postagem em destaque

Riachão das Neves: Festa de Sant’Ana foi linda.

A Festa de Sant’Ana foi linda. O público viveu momentos inesquecíveis de alegria e confraternização num evento de paz, feito para tod...