HERÓI BARREIRENSE DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL RECEBE HOMENAGENS, E TERÁ BIOGRAFIA LANÇADA NO DIA DO SEU CENTENÁRIO


Na noite de 18 de abril, o Curso Vencedores novamente rendeu grandes homenagens ao Senhor Eurypedes Pamplona, o único barreirense homem a lutar na Segunda Guerra Mundial.
Apesar de ser uma noite de ‘’quinta-feira santa’’, véspera de feriado, em que a cidade estava parcialmente vazia, a sala de aula novamente lotou para prestigiar uma das maiores celebridades da história barreirense, baiana e brasileira.
Após a palestra, o ex-combatente recebeu do Professor Willamy Shelig, diretor do Vencedores, um troféu em homenagem aos relevantes serviços prestados ao mundo, por ter lutado pelos ideais de liberdade e democracia.
O palestrante também foi homenageado por não deixar esta história morrer. João Pinheiro é um pernambucano, radicado em Barreiras desde junho de 2011, quando foi servir ao Exército Brasileiro como oficial temporário. Graças ao seu trabalho, fruto da sua iniciativa, o herói de guerra saiu do completo anonimato e está imortalizado nas páginas da história barreirense desde o lançamento da primeira edição do livro, em 08 de maio de 2015, e por isso tem recebido homenagens por instituições de todo o Brasil. A própria casa do ‘’Bom Velhinho’’ se tornou o ‘’Museu do Cabo Pamplona’’, com um amplo acervo de quadros, medalhas, troféus e diplomas, e hoje é ponto de peregrinação de estudantes e pesquisadores.
Vale lembrar que o expedicionário estará recebendo mais uma homenagem no Congresso Nacional, no dia 27 de maio do presente ano, promovida pelo Deputado Federal Tito.
    Eurypedes Lacerda Pamplona nasceu em 10 de junho de 1919, e tem uma história de vida que de tão comum torna-se extraordinária, motivo pelo qual é, inegavelmente, um exemplo para todo o mundo. Nasceu pobre, mulato, sertanejo do Extremo Oeste Baiano. Conviveu diuturnamente com a morte a tentar levar-lhe a vida nos campos de batalha, mas ironicamente viveu tempo suficiente para acompanhar o falecimento dos seus pais, de todos os irmãos e, recentemente, para sofrer a inigualável dor da perda do seu filho. O Cabo 




HERÓI BARREIRENSE DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL RECEBE HOMENAGENS, E TERÁ BIOGRAFIA LANÇADA NO DIA DO SEU CENTENÁRIO HERÓI BARREIRENSE DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL RECEBE HOMENAGENS, E TERÁ BIOGRAFIA LANÇADA NO DIA DO SEU CENTENÁRIO Reviewed by CM on segunda-feira, maio 06, 2019 Rating: 5

Postagem em destaque

Riachão das Neves: Festa de Sant’Ana foi linda.

A Festa de Sant’Ana foi linda. O público viveu momentos inesquecíveis de alegria e confraternização num evento de paz, feito para tod...