Agricultores de Serra do Ramalho e Bom Jesus da Lapa recebem 2,5 mil cadastros rurais

Os agricultores das cidades de Serra do Ramalho e Bom Jesus da Lapa, no Território Velho Chico, recebem 2,5 mil certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CAR/Cefir), neste fim de semana, com um investimento de mais de R$ 148 mil. O documento é o primeiro passo para a regularização ambiental das propriedades rurais.


O secretário estadual do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, fará a entrega nos dois municípios. No sábado (15), o evento será no município de Serra do Ramalho, às 22h, no Parque de Exposições Joaquim Machado. No domingo (16), o ato será às 8h30, no Curral das Vargens, em Bom Jesus da Lapa. Na Bahia, incluindo todas as iniciativas no Estado, inclusive os cadastros espontâneos, o Sistema SEIA CEFIR reúne 637 mil imóveis cadastrados. 

Cadastro 

O Cefir é o instrumento correspondente, no âmbito estadual, ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), instituído nacionalmente como pilar da política de regularização ambiental no Brasil. O registro é obrigatório para todos os imóveis rurais, a fim de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, com o objetivo de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. 

A partir de dezembro de 2018, a lei passou a condicionar a inscrição no CAR para a concessão de crédito agrícola pelas instituições financeira.

Barreiras Notícias  /  Ascom Sema
Agricultores de Serra do Ramalho e Bom Jesus da Lapa recebem 2,5 mil cadastros rurais Agricultores de Serra do Ramalho e Bom Jesus da Lapa recebem 2,5 mil cadastros rurais Reviewed by Oeste Politica on sábado, junho 15, 2019 Rating: 5

Postagem em destaque

Riachão das Neves: Festa de Sant’Ana foi linda.

A Festa de Sant’Ana foi linda. O público viveu momentos inesquecíveis de alegria e confraternização num evento de paz, feito para tod...