Prémio Nobel


Prêmio Nobel (português brasileiro) ou Prémio Nobel (português europeu) (em sueco; em norueguês: Nobelprisen ) é um conjunto de seis prêmios internacionais anuais concedidos em várias categorias por instituições suecas e norueguesas, para reconhecer pessoas ou instituições que realizaram pesquisas, descobertas ou contribuições notáveis para a humanidade no ano imediatamente anterior ou no curso de suas atividades.


O Prêmio Nobel compreende cinco categorias: física, química, literatura, fisiologia ou medicina e paz.
  1.     Prêmio Nobel da Física. ...
  2.     Prêmio Nobel da Química. ...
  3.     Prêmio Nobel da Literatura. ...
  4.     Prêmio Nobel da Fisiologia ou Medicina. ...
  5.     Prêmio Nobel da Paz. ...
  6.     Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel.


O que o Prémio Nobel representa?
O Prêmio Nobel é uma das mais prestigiadas premiações do mundo. Todos os anos, pessoas que fizeram pesquisas de grande valor para o bem do ser humano em diversas áreas, como Química, Física, Medicina, Literatura, Economia e Paz, são escolhidas e premiadas.


Quem concede o Prêmio Nobel?
A Academia Real das Ciências da Suécia concede o Prêmio Nobel de Física, o Prêmio Nobel de Química e o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel; a Assembléia do Nobel do Instituto Karolinska concede o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina; a Academia Sueca concede o Prêmio Nobel de Literatura

Qual é o valor do prêmio Nobel?
A Fundação Nobel anunciou, que aumentará em cerca de 12% o valor dos prêmios, que permanecia o mesmo desde 2012 (8 milhões de cooras suecas, US$ 999.682). Agora, os ganhadores de cada uma das seis categorias, receberão 9 milhões de coroas, o que significa US$ 1,1 milhão.

Quanto Prêmio Nobel O Brasil tem?
O prêmio Nobel é distribuído desde 1901 nas áreas de Química, Física, Medicina, Paz e Literatura. Em 1969 foi acrescentado o de Economia. O Brasil não tem mesmo nenhum prêmio Nobel. Carlos Chagas foi indicado em 1921 para medicina, mas não levou.

 
Prémio Nobel Prémio Nobel Reviewed by CM on sábado, junho 15, 2019 Rating: 5

Postagem em destaque

Riachão das Neves: Festa de Sant’Ana foi linda.

A Festa de Sant’Ana foi linda. O público viveu momentos inesquecíveis de alegria e confraternização num evento de paz, feito para tod...