Aumento de casos de alguns tipos de câncer preocupa médicos

O aumento dos casos de câncer de tireoide, próstata, cólon e reto na população entre 20 e 49 anos, de 1997 a 2016 chamou a atenção de especialistas. Os dados foram apresentados na quarta-feira (17), durante o Fórum Big Data em Oncologia, no Rio de Janeiro.

Segundo os dados do estudo elaborado pelo Observatório de Oncologia, as elevaçãos nos índices foram  nos casos de:  tireoide  aumentou 8,8%; próstata 5,2% e o de cólon e reto 3,4%.

De acordo com o estudo, houve aumento ainda na mortalidade por alguns tipos da doença. O maior percentual foi de câncer no corpo do útero, que subiu 4,2% por ano; seguido por cólon e reto com 3,2%, mama 2,5%, cavidade oral 1,2% e colo de útero 1%.

Foi apontado durante o encontro, a diferença de acesso das informações e à disponibilidade de tratamento entre as regiões do país, com maior dificuldade no Norte, no Nordeste e no Centro-Oeste, um fator para aumento dos casos.

O diagnóstico precoce é um dos fatores relevantes para o impacto nos resultados dos tratamentos. Além de ter bons hábitos alimentares e físicos. O resultado, além de um alerta, vai servir para indicar tipos de políticas que podem ser adotadas pelos gestores e impedir que a tendência tenha um crescimento maior. (Bocão News)
Aumento de casos de alguns tipos de câncer preocupa médicos Aumento de casos de alguns tipos de câncer preocupa médicos Reviewed by CM on quinta-feira, julho 18, 2019 Rating: 5

Postagem em destaque

Riachão das Neves: Festa de Sant’Ana foi linda.

A Festa de Sant’Ana foi linda. O público viveu momentos inesquecíveis de alegria e confraternização num evento de paz, feito para tod...