Menino de 4 anos morre no DF após ser picado por escorpião enquanto dormia

Uma criança de 4 anos morreu após ter sido picada por um escorpião em Taguatinga, no Distrito Federal. O incidente foi na madrugada de quinta-feira (30), enquanto Christian Silva de Jesus dormia em casa.

O garoto foi levado para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT), onde recebeu medicação e ficou internado. Apesar do socorro, Christian não resistiu e o óbito foi confirmado no sábado (29).

Segundo os pais da criança, o veneno atacou o coração e o pulmão do menino. O velório ocorreu na tarde desse domingo (30).
Casos frequentes

A família da criança mora na QNF 20. Na região, outros moradores também relataram encontrar com frequência o animal peçonhento. Norma Molina trabalha em uma escola da região e diz que, há três meses, uma funcionária do colégio foi picada por um escorpião.

“O animal chegou a picar a pessoa que trabalha comigo, ela foi para o hospital, recebeu medicação e ficou bem. Na semana passada, nós também encontramos um escorpião muito grande”, conta.

“GOSTARÍAMOS DE SABER, EXATAMENTE, DE ONDE É QUE ELES ESTÃO VINDO, DE ONDE ESTÃO SURGINDO. PORQUE ISSO ESTÁ DEIXANDO TODO MUNDO MUITO ATERRORIZADO.”

A aposentada Ceci Domiense também contou que a mãe encontrou um escorpião na saída de esgoto da casa, na mesma quadra onde Christian morava. “O escorpião era grande e, quando minha mãe viu, ele quase ia picando o dedo dela”.

Com o registro de tantos casos, a mãe de Christian, Lorraine de Jesus, acredita que o problema da suposta infestação “não é por falta limpeza”.

“Se fosse um questão de limpeza, não tinha na QNF toda. Porque não é só na minha casa, estão em todos os lugares.”

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que vai entrar em contato com a Vigilância Ambiental nesta segunda-feira (1º) para agendar uma visita ao local.
Picadas de escorpião

De janeiro a março deste ano, 344 pessoas foram picadas por escorpião no DF. O número é quase 32% maior do que o registrado no ano passado, quando houve 261 casos. Em todo ano de 2018 três pessoas morreram por envenenamento.

Já, em 10 anos, o número de vítimas de ataques de escorpião aumentou mais de 770% no Distrito Federal. Segundo dados do Ministério de Saúde, em 2007 foram 124 registros de picadas e em 2017 o número subiu para 959.

Em caso de acidente com animal peçonhento, a Secretaria de Saúde informa que a vítima deve procurar a emergência de hospitais do DF ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

“Toda unidade que possui atendimento de clínica médica está apta para receber esse paciente”, diz comunicado da pasta.

O Centro de Informações Toxicológicas também poderá dar as primeiras orientações no caso de pessoas picadas. O telefone para contato é: 0800 644-6774. (G1)


Menino de 4 anos morre no DF após ser picado por escorpião enquanto dormia Menino de 4 anos morre no DF após ser picado por escorpião enquanto dormia Reviewed by CM on segunda-feira, julho 01, 2019 Rating: 5