Conheça Correntina, cidade produtora de mamona que reúne rios e cachoeiras no oeste da BA

 cidade de Correntina, no oeste da Bahia, reúne belezas naturais que atraem turistas para a região durante todo o ano, incluindo no período de carnaval, quando a cidade oferece programação gratuita.


Banhado por três rios (Rio Correntina, Rio do Meio e Rio Arrojado), o município oferece opções de lazer para aqueles que buscam descanso e também para os aventureiros. Entre os destaques, estão ilhas naturais, grutas e cachoeiras, que são abertas para visitação.

Localizado na divisa da Bahia com Goiás, Correntina fica distante mais de 900 km de Salvador. O município tem um território de 11.492,171 km², que, conforme levantamento feito em 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE), abriga mais de 32 mil pessoas - segunda maior população na microrregião do estado.

Conforme o IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita da cidade corresponde a quase R$ 34 mil. Parte desse valor é fruto da agricultura - área em que se destaca a produção de mamona.

A outra porcentagem do PIB vem do turismo. No portal oficial, a prefeitura lista 14 pontos a serem visitados, todos ligadas à natureza. Confira:


Localizado a 1,5 km do centro da cidade, um balneário reúne sete ilhas naturais, considerado “sete pedaços do céu”. A primeira infraestrutura foi construída em 1975, quando, na época, foi feito o acesso ao balneário.

Atualmente, a atração oferece praias, cachoeiras, corredeiras, plantas nativas, bares, restaurantes, pousada e estacionamento público com capacidade de aproximadamente 200 veículos.

Ranchão

O Ranchão de forma retangular foi idealizado por um grupo de empreendedores no final dos anos 60, em uma área de aproximadamente 1.000 m². O local, segundo a prefeitura, é um cartão postal de visita da cidade e sedia a festa do Havaí, sempre um mês antes do carnaval.

Ilha do Buriti

A Ilha do Buriti forma um arquipélago com várias ilhas menores, cachoeiras, corredeiras e praias naturais.

Ilha do Vau

Menor que a Buriti, a Ilha do Vau oferece praia e arborização nativa para os turistas na região.

Ilha do Despejo

Pouco conhecida, a Ilha do Desejo tem aproximadamente 500 m², com a metade coberta por vegetação nativa e a outra metade formada por bloco de pedra. Ao lado direito tem uma cachoeira (despejo), ao esquerdo uma corredeira e acima uma pequena praia, toda a área cercada por vegetação ciliar nativa.

Rio Arrojado

Rio com profundidade média variando entre 2 a 3 metros e largura média variando entre 25 a 30 metros, com corredeiras, cachoeiras e remansos em todo o percurso, que começa na Serra Geral e vai até sua confluência com Rio Corrente na Barra de São José, divisa com Santa Maria da Vitória e Jaborandi. Em suas margens, encontra-se importantes povoados como: Arrojelândia, Catolés, Praia, Aparecida do Oeste, Fundão e Olivânia, entre outros.

Rio Correntina

Rio de águas cristalinas, com muitas ilhas, corredeiras, cachoeiras e praias. De acordo com a prefeitura, o rio é um do mais belo do estado. No rio, se encontra os mais importantes cartões postais da cidade; o Ranchão e as Sete Ilhas, onde entre este percurso está implantada a Usina Hidroelétrica de Correntina (Coelba), inaugurada em 1964. A profundidade média das águas é de 2 metros e a largura é de 20 a 25 metros.

Rio do Meio

O Rio do Meio tem o maior número de remansos ou praiados e algumas corredeiras. Banha terras férteis cultivadas por pequenos agricultores, que utilizam a água para irrigação de diversas culturas, em especial, orgânicas. O rio faz fronteira entre os municípios de Santa Maria da Vitória, Correntina e São Desidério. Os afluentes são os rios Santo Antonio e Guará.

Cachoeira da Zumba

A cachoeira tem uma queda de 3 metros de altura e um comprimento de 15 metros. Está situada a 4 km acima do centro da cidade. Lá, segundo a prefeitura, é o lugar perfeito para praticar ecoturismo, com uma descida alucinante pelas correntezas do rio.

Cachoeira do Sonrizal

A Cachoeira do Sonrizal é pequena, mas guarda uma grande beleza. A localidade fica no perímetro urbano, entre o barquinho e Ranchão.

Cachoeira do Manoel Mendes

Cachoeira de média altura, dividida em duas quedas por possuir uma ilha em sua parte superior. Fica localizada em terreno particular, mas tem acesso liberado. Na propriedade, tem o Bar e Restaurante Cachoeira do Praiado, onde serve o tradicional pirão de galinha caipira da região.

Cachoeira do Catolés

Cachoeira de pequeno porte mas de muita beleza e bem restrita e preservada. Excelente para explorar com a família. Localizada na região de Catolés, a 30 km do centro da cidade.

Gruta do Remanso

Caverna/Gruta com uma abertura e de algumas galerias e salões, chegando a atingir o lençol freático. Localizada a 20 km do centro da cidade. Acesso pela BR 135/Ponte Velha.

Gruta de Ponte Velha

Uma entrada e um salão. Atrativo natural com altitude de 800 metros, coberta por vegetação nativa do cerrado.

no G1 Bahia.





Conheça Correntina, cidade produtora de mamona que reúne rios e cachoeiras no oeste da BA Conheça Correntina, cidade produtora de mamona que reúne rios e cachoeiras no oeste da BA Reviewed by CM on terça-feira, agosto 13, 2019 Rating: 5

Postagem em destaque

Riachão das Neves: Festa de Sant’Ana foi linda.

A Festa de Sant’Ana foi linda. O público viveu momentos inesquecíveis de alegria e confraternização num evento de paz, feito para tod...