90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados, diz especialista

Amazônia desta quarta-feira (04) falou sobre o suicídio e a campanha Setembro Amarelo, que tem como objetivo prevenir e desmistificar esse ato. Quem esclareceu o assunto foi a psicóloga clínica, integrante do Comitê Gestor de Prevenção do Suicídio do Amazonas e fundadora do Núcleo de Apoio à Vida de Manaus, Luziane Costa.

A psicóloga explicou que o suicídio é um fenômeno complexo de várias causas e razões, que pode ter a depressão, o uso de drogas e a solidão, entre outros, como fatores de risco.
“Ao contrário do que muitos pensam, a vítima não quer simplesmente tirar a própria vida. É um ato de desespero de alguém que já não vê mais solução para seus problemas” afirmou a entrevistada.

Ela ressaltou ainda que 9 em cada 10 casos de suicídio podem ser evitados. Por isso, a importância da campanha e do trabalho realizado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), que tem como objetivo ouvir e dar apoio emocional a quem precisa. Esse serviço é gratuito e está disponível em todo o país por meio do telefone 188. (EBC)
90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados, diz especialista 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados, diz especialista Reviewed by CM on domingo, setembro 08, 2019 Rating: 5

Postagem em destaque

Riachão das Neves: Festa de Sant’Ana foi linda.

A Festa de Sant’Ana foi linda. O público viveu momentos inesquecíveis de alegria e confraternização num evento de paz, feito para tod...