• Girl in a jacket
  • Bahia é o estado do Nordeste que mais gerou empregos entre janeiro e julho deste ano ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

    A Bahia foi o estado do Nordeste que mais gerou empregos entre janeiro e julho deste ano, segundo informações divulgadas pelo Ministério do Trabalho.

    De acordo com os dados, pouco mais de 28 mil novos postos de trabalho foram criados no estado, comparando contratações e demissões ocorridas no período.

    No ranking nacional, a Bahia ocupa a sexta colocação. Em Salvador, o comércio e os serviços são os setores que mais contribuem.

    No entanto, o desemprego ainda continua assustando. No estado, mais de um milhão pessoas estão sem trabalho com carteira assinada.

    Na capital, quase 18% da população economicamente ativa está desempregada.

    Em cada currículo, a esperança de voltar pra o mercado de trabalho ou conseguir o primeiro emprego.

    Amélia Sousa é gestora de Recursos Humanos e tem a missão de selecionar os candidatos de acordo com a função. Um trabalho que tem sido cada vez maior.

    Para uma das seleções foram quase 3,5 mil currículos para 16 vagas em uma padaria. Na terceira etapa do processo seletivo, restam apenas 30 pessoas.

    "Sempre a procura é muito grande. A gente tem boas pessoas no mercado de trabalho mas, infelizmente, o que a gente não tem é vaga. Para essa vaga que eu estou trabalhando agora, são 16 vagas e 3.492 mil currículos", conta Amélia Sousa.

    Deisiane está entre os selecionados para a entrevista final. Ela é cozinheira e perdeu o emprego no começo do ano. Nesse tempo tem feito bicos para sobreviver, mas quer a segurança da carteira assinada.

    "Eu quero assinar minha carteira. Quero entrar no mercado de trabalho, porque você se sente mais segura", fala.

    Por Vanderson Nascimento, TV Bahia

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ