• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Barreiras sedia oficina para implantação do Polo de Irrigação do Oeste da Bahia ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem
    Com a presença de representantes de universidades, agentes financeiros, empresas de irrigação, associações e prefeituras, foi aberta nesta quinta-feira (26) e se estende até sexta-feira (27), a Oficina de Planejamento do Polo de Agricultura Irrigada da Região Oeste. O evento, realizado no auditório da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e Confederação Nacional de Agricultura (CNA).
    A chefe de gabinete Marileide Carvalho representou o prefeito Zito Barbosa, acompanhada pelo secretário de Meio Ambiente que também responde pela presidência do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, Demósthenes Júnior. “Este evento possui uma importância na organização de um marco legal e de um planejamento setorial e territorial com base em um diagnóstico socioeconômico e ambiental, consolidando o uso eficiente dos recursos hídricos para manter a qualidade e sustentabilidade, devendo estar em consonância com os Planos de Recursos Hídricos da Bacias Hidrográficas”, destacou o secretário.
     
    Com o objetivo de promover a agricultura irrigada e o desenvolvimento regional, por meio do apoio ao setor produtivo, o evento contou com a palestra do professor doutor Everardo Montovani, da Universidade Federal de Viçosa (MG), que coordena o projeto de Estudo dos Recursos Hídricos do Oeste da Bahia. Ele apresentou resultados parciais da pesquisa sobre o potencial hídrico da região que servirão de base para que seja montado o diagnóstico da irrigação, que norteará o plano de implantação do Polo.
     
    De acordo com o Montovani, “a agricultura irrigada é a grande solução dos problemas do mundo”. Hoje existem hoje 200 mil hectares irrigados do São Francisco para o Oeste, e a proposta de criação do Polo é o fortalecimento e ampliação das ações regionais. “Sem a agricultura irrigada não há como fechar o binômio demanda x ofertas de alimentos. Quando bem estruturado tecnicamente, é um dos investimentos com maior retorno do ponto de vista econômico, social e sustentável”, destacou.”
     
    A construção da matriz ‘SWOT’, da carteira de projetos e definição do grupo gestor do Polo fizeram parte do primeiro dia de trabalho. Já nesta sexta-feira, os integrantes fazem uma visita técnica ao Perímetro Irrigado Barreiras Norte.
    Dircom/PMB

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ