• Girl in a jacket
  • Centro de Atenção Psicossocial III é inaugurado em Bom Jesus da Lapa ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem


    Aconteceu nesta sexta-feira (27), a entrega oficial da sede própria do novo Centro de Atenção Psicossocial Emília Pereira Valverde – CAPS nível III – de Bom Jesus da Lapa. O centro fica situado no bairro Amaralina, ao fundo do ginásio de esportes José Caetano e a cerimônia aconteceu durante toda a manhã.

     
    O evento trouxe a Bom Jesus da Lapa as presenças do secretário estadual de saúde, Fábio Villas-Boas, e do secretário estadual de desenvolvimento urbano e deputado federal licenciado, Sérgio Brito, ambos recebidos pelo prefeito Eures Ribeiro especialmente para a cerimônia de inauguração.



    A manhã contou também com a presença do secretário municipal de saúde, Marcélio Magno, e as presenças de todo o secretariado municipal, juntamente com vereadores, profissionais, colaboradores e agentes da saúde e a população da cidade, que apareceu em peso para prestigiar a entrega dessa que é uma das grandes obras da atual gestão.


    O CAPS Emília Pereira Valverde nível III se torna um local de referência para todo o estado da Bahia, podendo atender toda a região de Bom Jesus da Lapa e contando com uma capacidade, por projeção, de cerca de 3 mil atendimentos ao mês.

    A unidade surge como uma nova proposta político-pedagógica e está sendo entregue a população lapense um local próprio e ideal para o tratamento intensivo de portadores de doenças mentais e psíquicas.
     
    O nome dado ao CAPS nível III de Bom Jesus da Lapa faz alusão a primeira profissional que trabalhou no Hospital Carmela Dutra, além da Fundação de Saúde, Emília Pereira Valverde, e foi escolhido pelo prefeito Eures Ribeiro como forma de homenagem a uma grande prestadora de serviços na área da saúde para Bom Jesus da Lapa.
     
    No interior da unidade, o espaço é amplo e acolhedor, com quartos individuais para acolhimento, quartos coletivos, leitos para casos que necessitem do uso noturno da unidade, refeitório, áreas de lazer, de convivência, salas amplas e climatizadas, bastante área verde, além de consultórios médicos, enfermaria e farmácia.

     
    Crédito da foto: Murilo Campos

    O funcionamento do CAPS III inicialmente poderá receber de 40 a 45 atendimentos por turno e 90 ao dia. Nesses atendimentos serão realizados procedimentos e consultas com auxílio da enfermagem, psicologia, terapias ocupacionais, serviços sociais, educação física, além do atendimento médico e clínico, gerando assim novos empregos para profissionais nas diferentes áreas da saúde no município.


    O CAPS III irá ser um local de terapias e atividades diárias para seus usuários, com a presença de profissionais capacitados na área da saúde mental, que irão trabalhar diariamente para a inclusão desses cidadãos numa rotina saudável de vida, incluindo alimentação, atividade física, acompanhamento psicológico e psiquiátrico, com hábitos e atividades pedagógicas dentro dos turnos na unidade, que possibilitem assim sua interação e vivência de maneira sadia com a sociedade.
     
    Crédito da foto: Murilo Campos

    Essa unidade também contará com o acolhimento noturno, funcionando 24 horas por dia. O atual coordenador da unidade, João Paulo Oliveira, presente também na cerimônia de entrega da obra, salienta que o “CAPS III Emília Pereira Valverde surge dentro da rede de urgência e emergência como uma unidade protagonista, dando dentro das políticas de atuação do CAPS total autonomia para tratamentos para portadores de transtornos mentais”.


    Ele lembra também que “a unidade já nasce como uma referência nesta região e a proposta é que em menos de dois anos o local seja uma referência estadual e nacional, para o cuidado e acolhimento de portadores de doenças/transtornos de saúde mental”.
    Crédito da foto: Murilo Campos
    A cerimônia de entrega desta grande obra fez também menções honrosas aos profissionais que estarão diariamente na unidade, em nome de João Paulo Oliveira (coordenador), Janara Teixeira (psicóloga) e Claudiana Correia (diretora de atenção especializada), representando toda a equipe de inúmeros profissionais do CAPS, que estarão trabalhando para que o centro de atenção psicossocial possa atender as expectativas a acolher o maior número possível de usuários que necessitem de tratamento para transtornos mentais em Bom Jesus da Lapa e região.


    Ao lado do CAPS Emília Pereira Valverde, está sendo finalizada a obra de outro CAPS, que será o A.D III, voltado em específico para o tratamento de dependentes químicos e usuários de álcool e drogas. A construção já está em fase final e em breve o CAPS A.D III também será entregue para a população de Bom Jesus da Lapa. O investimento nos dois prédios voltados para a saúde gira em torno de 2 milhões de reais.

     http://www.bomjesusdalapa.ba.gov.br/noticias/obra_do_caps_nivel_iii_de_bom_jesus_da_lapa_e_entregue_para_a_populacao_em_cerimonia_realizada_nesta_sextafeira-1338

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ