LEM
Ensino superior à distância supera presencial em 2018 - Blog Barreiras Noticias | Região Oeste - Bahia

Ensino superior à distância supera presencial em 2018

Foi divulgado nesta quinta-feira (19), o resultado do Censo da Educação Superior, que é realizado anualmente pelo  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Segundo o estudo, em 2018, foram ofertadas 7,1 milhões de vagas nos cursos de educação a distância e 6,3 milhões em cursos presenciais. O número de cursos EaD cresceu 50% em um ano, passando de 2.108 em 2017 para 3.177 em 2018.

“É a primeira vez que você tem um maior ensino a distância do que presencial. Acho que é uma tendência nacional e mundial, só tende a se consolidar e ampliar”, declarou o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Total de estudantes

O Brasil tem 8,4 milhões de estudantes de graduação matriculados em instituições de ensino superior, 24,6% deles em instituições públicas. Um total de 3,4 milhões de estudantes ingressou em cursos de graduação em 2018. No mesmo ano, 1,2 milhão de estudantes concluíram a educação superior. As informações do censo foram coletadas em 2.537 instituições, 2.238 delas privadas. Neste grupo, estão matriculados 75% dos estudantes, cerca de 6,3 milhões de alunos.

Além destes dados, o Censo oferta informações sobre:
  •     vagas e cursos oferecidos;
  •     financiamento estudantil;
  •     perfil dos docentes;
  •     cursos presenciais e a distância;
  •     recursos de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência, entre outras.

Censo da Educação Superior

O objetivo do levantamento é oferecer informações detalhadas sobre a situação e as tendências do setor, bem como guiar as políticas públicas de educação. Após a divulgação, os dados passam a figurar como estatísticas oficiais da educação superior.

O Censo subsidia a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas do setor, além de contribuir no cálculo de indicadores de qualidade como o Cálculo Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC).

A atuação do Inep se concentra na apuração, produção e tratamento das estatísticas.

Todos os dados do Censo da Educação Superior 2018 estão disponíveis no portal do Inep. (Com informações do Inep)
Ensino superior à distância supera presencial em 2018 Ensino superior à distância supera presencial em 2018 Reviewed by CM on 03:38 Rating: 5

Sem comentários