• Girl in a jacket
  • Fiscais identificam situação de trabalho precária em Irecê ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem
     Auditores Fiscais do Trabalho identificaram um grupo de trabalhadores sendo explorados na região do Platô de Irecê. A operação aconteceu entre os dias 23 e 27 de setembro e constatou situações de trabalho extremamente precárias, tanto nas colheitas quanto nos galpões de beneficiamento. As inspeções foram realizadas nas áreas rurais das cidades de Irecê, João Dourado, América Dourada, Lapão, Canarana, Barro Alto, Morro do Chapéu e outras circunvizinhas, nas culturas de cenoura, beterraba, tomate, cebola, pimentão e morango.

    Entre as irregularidades encontradas na produção, citam-se: trabalhadores laborando sem carteira assinada, com remuneração mensal inferior ao salário mínimo, sem controle de jornada de trabalho, sem recebimento de décimo terceiro salário ou gozo de férias, sem recolhimento de FGTS e de INSS, entre outras.

    Ainda de acordo com os auditores, não existe infraestrutura alguma nas frentes de serviço no tocante à segurança do trabalho. Os empregadores não fornecem água potável para beber, instalações sanitárias, abrigo contra intempéries e local para refeições. Nos galpões de beneficiamento, as condições de trabalho eram igualmente irregulares, a despeito de alguns poucos trabalhadores estarem com suas carteiras assinadas. As máquinas lá encontradas expunham os trabalhadores a riscos de laceração/amputação de dedos e mãos e de choque elétrico, sendo interditadas de imediato.

    O transporte coletivo dos trabalhadores era feito em condições de risco de acidente grave ou fatal, em ônibus precários, em reboque puxado por tratores ou em caçamba de caminhões. Outra situação alarmante foi a constatação de menores laborando no campo, em atividade elencada como uma das piores formas de trabalho infantil.

    (Varela Noticias)

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ