• Girl in a jacket
  • Gatos podem superar cães como animais de estimação no Brasil em cinco anos ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

    Um levantamento feito pelo Instituto Pet Brasil (IPB) aponta o crescimento do número de gatos como pets no Brasil. A criação dos felinos em casa teve alta de 8,1% entre 2013 e 2018. Enquanto isso, os cães, mais numerosos nos lares brasileiros, registraram alta de menos da metade, com 3,8%.

    O estudo indica que, em 2018, a população pet brasileira era de aproximadamente 139,3 milhões de animais. Em 2013, a mesma população era de 132,4 milhões de animais, segundo últimos dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento leva em conta animais como cães, gatos, peixes, répteis, pequenos mamíferos e aves.

    Crescimento das populações de pet no Brasil
    Pet     2018     Aumento entre 2013 e 2018
    Cães     54,2 milhões     3,8%
    Aves     39,8 milhões     5%
    Gatos     23,9 milhões     8,1%
    Peixes     19,1 milhões     6,1%
    Répteis e pequenos mamíferos     2,3 milhões     5,7%

    Fonte: Instituto Pet Brasil

    A médica veterinária com especialização em felinos Stephanie Caroline Botelho, da Clínica Veterinária Petzoo, em Belo Horizonte, se apoia em pesquisas e estudos para defender a tese de que, em até cinco anos, o número de gatos domésticos vai ultrapassar o de cães de estimação.

        “O número de gatos está próximo de ultrapassar o de cães no Brasil. Até 2022, de acordo com levantamentos de órgãos responsáveis, haverá um gato para cada cachorro”, destaca a especialista.

    Alguns fatores específicos explicam o crescimento do número de gatos no país. Para Stephanie, entre eles estão a facilidade em criar os bichanos e o custo-benefício.

        “A vida moderna e corrida às vezes inviabiliza os cuidados especiais que um animal de estimação requer. Os gatos, no entanto, são mais independentes e se viram melhor sozinhos. Além disso, por serem mais asseados, não necessitam de banhos mensalmente como os cães”, exemplifica.

    Ainda segundo a médica veterinária, os tutores de gatos são mais atentos e observadores. Além disso, estudam e pesquisam mais sobre o assunto, o que auxilia na criação e no tratamento de algum tipo de doença que venha a ocorrer.

    Ela alerta que a escolha de clínicas para o tratamento de gatos deve obedecer a critérios que visam a saúde e a qualidade de vida desse tipo de animal de estimação.

        “Tudo deve ser separado dos cães, desde a sala de espera, passando pelos consultórios, e até o espaço de internação. O gatil, por exemplo, deve ter dimensões adequadas, ser climatizado e com janelas que permitam ao gato alojado perceber a movimentação externa. Esses fatores contribuem significativamente para o tratamento, recuperação e redução do período de internação do animal”, observa. 

    https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/09/08/gatos-podem-superar-caes-como-animais-de-estimacao-no-brasil-em-cinco-anos-diz-veterinaria-de-bh.ghtml

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ