• Girl in a jacket
  • Procissão e celebração do encerramento da Romaria de Nossa Senhora da Soledade 2019 reúne mais 50 mil pessoas em Bom Jesus da Lapa-BA ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem
    Aproximadamente 50 mil pessoas participaram nesta domingo(15) da procissão e celebração do encerramento do “Setenário e Festa de Nossa Senhora da Soledade 2019”, em Bom Jesus da Lapa. Com o tema: “Nossa Senhora da Soledade e as obras de misericórdia, cada fiel é convidado a refletir sua atitude de fé e compromisso com Deus e os irmãos””. Os fieis acompanharam a imagem de Nossa Senhora da Soledade pelas ruas da cidade em uma grande procissão até a praça da Esplanada do Santuário do Bom Jesus da Lapa, onde aconteceu o encerramento do evento com uma celebração.
    Uma multidão de milhares de pessoas tomou conta de toda Esplanada e de toda área de acesso ao Santuário
    Foram sete dias de preparação, que representaram as “7 dores sofridas por Maria no massacre ao seu filho. Ou seja, sofrimento que levou a vitória final. Mostrando que não há vitória sem luta, não há conquista sem desafios(cruzes)”. Esse período foi marcado por várias missas e momentos de devoção dos romeiros.

    Procissão

    “Eu estou vindo para a Romaria de Nossa Senhora da Soledade  há mais de 15 anos. Venho agradecer por tantas coisas boas que ela tem concedido a minha família. Esse ano foi diferente, porque minha família superou tantas dificuldades no último ano, que graças a nossa fé, temos recebido tantas graças. Só nos resta agradecer, e não deixar de vim neste espaço sagrado e colocar a nossa fé, por ser  mais um momento que nos fortalecer a continuar acreditando e tendo esperança”, disse dona Ana Ferreiras, de 62 ano, da região de Montes Claros,  que participou dos últimos três dias de novenário e da procissão.
    A Romaria de Nossa Senhora da Soledade está entre uma das três mais aguardadas e que mais reúnem pessoas, e  teve a presença de peregrinos de diversas partes do país. Durante a procissão, nossa reportagem conferiu a participação de diversos fiéis. Entre os relatos, o de que a participação na romaria é uma forma de agradecer e manter viva a chama da fé.

    De acordo o Comandante da 38ª CIPM, Tenente coronel Luiz Augusto Normanha de Carvalho E a Secretária Municipal de Turismo, Edna Oliveira, mais de 400 mil pessoas passaram pela cidade nos durante os 7 dias de evento.

    Já o número de participantes da procissão e durante a celebração na Esplanada do Bom Jesus da Lapa, contou com a presença de mais de 50 mil pessoas, superando os últimos anos, segundo o Tenente coronel Normanha,

    A devoção à Nossa Senhora da Soledade  tem origem no encontro de Maria com Jesus, no calvário. Maria sofreu muito e nada se compara à dor que sentiu quando viu seu filho sofrido, torturado, coroado de espinhos e carregando uma pesada cruz – dor tão profunda que até hoje nos faz refletir, quando temos as nossas próprias dores.

    Por essa passagem, a Virgem Maria recebeu a denominação de Senhora da Soledade – palavra que significa saudade, tristeza, solidão. Nossa Senhora da Soledade é também conhecida como Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora das Sete Dores, Nossa Senhora das Lágrimas, Nossa Senhora das Angústias, Nossa Senhora do Pranto e Nossa Senhora do Calvário.:  

    Texto e foto: Bom Jesus da Lapa Noticias



    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ