• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • PSF EM RIACHÃO DAS NEVES PROMOVE IMPORTANTE PALESTRA SOBRE TABAGISMO ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem
    Mais uma importante etapa do trabalho de prevenção e orientação da população de Riachão das Neves, contra o tabagismo, foi concluída com grande sucesso pela equipe de saúde do PSF Jardilino dos Santos Bomfim, nesta terça-feira (24). Como parte da programação, foi ministrada uma palestra motivacional com o tema “Como Combater o Tabagismo”. Durante o evento, os profissionais também relembraram a importância da campanha “Setembro Amarelo”, que envolve as demais equipes de saúde do município na luta contra depressão e suicídio.
    Em sua preleção, o Psicólogo Emanuel Messias ressaltou a importância da valorização pessoal na luta contra a dependência do tabagismo e o significado de ser determinado em tudo que almejamos alcançar. Ele observou que, a maioria dos pacientes busca o vício como fuga para seus problemas. Cometem o grave erro de fumar, imaginando que encontrarão solução para suas frustrações, com a rápida sensação de bem-estar que sentem no momento do consumo da droga. “Bom mesmo é que não pare por uma namorada, por um filho que vai nascer, por um emprego, ou algo parecido. Bom, é que pare o vício por amor próprio, por amor à vida e saúde, porque se parar por um filho, se o perder, volta ao vício; se por namorada, e perdê-la, volta ao vício, seja ele qual for”.

    O médico, Vítor Kennedy, que atende no PSF e em outras unidades do município, foi requisitado pela equipe a dar seu parecer sobre o medicamento utilizado no tratamento antitabagismo (Bupropriona), fornecido gratuitamente pelo SUS e ainda a respeito da dose de nicotina em adesivo, usados diariamente por pacientes fumantes, os quais seguem orientação médica, além de receberem acompanhamento de psicólogo, enfermeiro, técnicos e Acs, até a cura.

    Além de falar dos medicamentos, Dr. Vitor fez relato pessoal de como venceu o hábito de fumar e como orienta pacientes a mudarem seus hábitos alimentares. Destacou que sabe muito bem, o quanto o cafezinho é um chama para quem possui a rotina de fumar. O mesmo declarou que foi motivado pelo amor à sua filha, por ter conciência que, ao nascer, seria prejudicada pela droga. “Sabemos bem dos riscos que também correm as pessoas próximas aos fumantes, que ingerem a fumaça. São considerados fumantes de segundo grau”, comentou.


    Ao término do encontro, o enfermeiro e Coordenador da Equipe de saúde Jardelino, Osmail parabenizou toda a equipe, fez sorteio de brindes para a população presente, e presenteou a agente comunitária de saúde, Gení Marques e o profissional de saúde Emanuel Messias, por se destacarem em suas atividades cotidianas na área de saúde.
    As atividades contaram com participação efetiva de todos os membros da equipe e foram prestigiadas por fumantes, ex-fumantes e populares em geral.  O médico que atende naquela unidade de saúde, o Coordenador e enfermeiro, a Assistente Social Maria da Conceição, que prestam serviços no PSF como técnica de enfermagem, e a técnica de saúde, Lacir Bomfim foram bastante elogiados pelo público, porque decidiram não parar o atendimento médico por conta da programação especial, demonstrando, com isso, que a população está sendo bem assistida no posto.

    A enfermeira Jucinara (coordenadora da Fundação SESP e do NASF), também prestigiou o evento em companhia de sua filha, a simpática Ana Clara.


    Produção e fotos: Ana Correia
    Edição de texto: Alô Alô Salomão
    Alô Alô Salomão

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ