LEM
PSF EM RIACHÃO DAS NEVES PROMOVE IMPORTANTE PALESTRA SOBRE TABAGISMO - Blog Barreiras Noticias | Região Oeste - Bahia

PSF EM RIACHÃO DAS NEVES PROMOVE IMPORTANTE PALESTRA SOBRE TABAGISMO

Mais uma importante etapa do trabalho de prevenção e orientação da população de Riachão das Neves, contra o tabagismo, foi concluída com grande sucesso pela equipe de saúde do PSF Jardilino dos Santos Bomfim, nesta terça-feira (24). Como parte da programação, foi ministrada uma palestra motivacional com o tema “Como Combater o Tabagismo”. Durante o evento, os profissionais também relembraram a importância da campanha “Setembro Amarelo”, que envolve as demais equipes de saúde do município na luta contra depressão e suicídio.
Em sua preleção, o Psicólogo Emanuel Messias ressaltou a importância da valorização pessoal na luta contra a dependência do tabagismo e o significado de ser determinado em tudo que almejamos alcançar. Ele observou que, a maioria dos pacientes busca o vício como fuga para seus problemas. Cometem o grave erro de fumar, imaginando que encontrarão solução para suas frustrações, com a rápida sensação de bem-estar que sentem no momento do consumo da droga. “Bom mesmo é que não pare por uma namorada, por um filho que vai nascer, por um emprego, ou algo parecido. Bom, é que pare o vício por amor próprio, por amor à vida e saúde, porque se parar por um filho, se o perder, volta ao vício; se por namorada, e perdê-la, volta ao vício, seja ele qual for”.

O médico, Vítor Kennedy, que atende no PSF e em outras unidades do município, foi requisitado pela equipe a dar seu parecer sobre o medicamento utilizado no tratamento antitabagismo (Bupropriona), fornecido gratuitamente pelo SUS e ainda a respeito da dose de nicotina em adesivo, usados diariamente por pacientes fumantes, os quais seguem orientação médica, além de receberem acompanhamento de psicólogo, enfermeiro, técnicos e Acs, até a cura.

Além de falar dos medicamentos, Dr. Vitor fez relato pessoal de como venceu o hábito de fumar e como orienta pacientes a mudarem seus hábitos alimentares. Destacou que sabe muito bem, o quanto o cafezinho é um chama para quem possui a rotina de fumar. O mesmo declarou que foi motivado pelo amor à sua filha, por ter conciência que, ao nascer, seria prejudicada pela droga. “Sabemos bem dos riscos que também correm as pessoas próximas aos fumantes, que ingerem a fumaça. São considerados fumantes de segundo grau”, comentou.


Ao término do encontro, o enfermeiro e Coordenador da Equipe de saúde Jardelino, Osmail parabenizou toda a equipe, fez sorteio de brindes para a população presente, e presenteou a agente comunitária de saúde, Gení Marques e o profissional de saúde Emanuel Messias, por se destacarem em suas atividades cotidianas na área de saúde.
As atividades contaram com participação efetiva de todos os membros da equipe e foram prestigiadas por fumantes, ex-fumantes e populares em geral.  O médico que atende naquela unidade de saúde, o Coordenador e enfermeiro, a Assistente Social Maria da Conceição, que prestam serviços no PSF como técnica de enfermagem, e a técnica de saúde, Lacir Bomfim foram bastante elogiados pelo público, porque decidiram não parar o atendimento médico por conta da programação especial, demonstrando, com isso, que a população está sendo bem assistida no posto.

A enfermeira Jucinara (coordenadora da Fundação SESP e do NASF), também prestigiou o evento em companhia de sua filha, a simpática Ana Clara.


Produção e fotos: Ana Correia
Edição de texto: Alô Alô Salomão
Alô Alô Salomão
PSF EM RIACHÃO DAS NEVES PROMOVE IMPORTANTE PALESTRA SOBRE TABAGISMO PSF EM RIACHÃO DAS NEVES PROMOVE IMPORTANTE PALESTRA SOBRE TABAGISMO Reviewed by CM on 17:25 Rating: 5

Sem comentários

Postagem em destaque

AMISTOSO DE FUTEBOL: RIACHÃO DO PINTOR X BRAÌILIA ESPORTE CLUBE