• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Eures Ribeiro defende revitalização do Rio São Francisco em sessão proposta por Jusmari Oliveira ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem
    O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, defendeu a revitalização do Rio São Francisco em homenagem realizada na Assembleia Legislativa da Bahia, nesta sexta-feira (4). O gestor que é prefeito de Bom Jesus da Lapa, no território Velho Chico, região Oeste do estado, lamentou a degradação do rio e cobrou maior critério para a exploração da atividade econômica na região.

    “Vamos promover a revitalização do Rio São Francisco para nossas florestas e para sobrevivência das gerações que virão depois de nós”, disse Eures ao parabenizar a deputada estadual Jusmari Oliveira pela convocação da sessão. A ideia também foi defendida pelo senador Otto Alencar, conhecido por levar o debate sobre o São Francisco à esfera federa


    Durante a sessão Otto fez um alerta aos estados banhados pelo rio: “só haverá água para o suprimento humano, animal, industrial e para a irrigação se defendermos imediatamente a revitalização do Rio São Francisco”. Segundo Otto, o “problema do Rio São Francisco é gravíssimo em todos os sentidos” e citou a degradação das nascentes e afluentes. Ele também cobrou do governo federal um decreto de situação de emergência do rio para viabilizar recursos direcionados à revitalização. Após o discurso na tribuna, o senador foi agraciado com uma placa de reconhecimento da Alba pela sua atuação em defesa do rio.

    O estado de penúria também foi apontado pela deputada Jusmari, proponente da sessão, ao reclamar que o rio perde sua grandiosidade e, hoje, “definha” e “pede socorro”. A parlamentar destacou a função do São Francisco na integração nacional e a dependência de milhares de famílias ribeirinhas que vivem as suas margens. Jusmari cobrou uma mudança de atitude de “não só falarmos do rio da unidade, mas falarmos do pouco da unidade em favor do Rio São Francisco”.
    A sessão contou com diversas manifestações artísticas, culturais e exposições com a temática do rio no foyer do plenário da Alba. Estiveram presentes deputados estaduais, federais, vereadores e prefeitos de municípios ribeirinhos, artistas e autoridades locais que representam as cidades banhadas pelo São Francisco.

    Ascom UPB

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ