• Girl in a jacket
  • Primeira mulher negra eleita deputada em Portugal participa de roda de conversa em Salvador ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

    A primeira mulher negra eleita deputada em Portugal, Joacine Katar, vai participar de uma roda de conversa na quinta-feira (17), na Universidade Estadual da Bahia, em Salvador.

    A atividade vai começar às 17h, em frente à biblioteca do campus, com o tema de 'Mulheres nos Espaços do Poder Institucional'.

    A roda de conversa também vai ter a participação da ex-ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Vilma Reis, da reitora eleita e não nomeada pela UFRB, Georgina Gonçalves, da vereadora de Salvador, Marta Rodrigues, e da diretora da Uneb do Campus de Coité, Rosane Vieira.

    Além disso, o evento também vai contar com a presença da professora da Uneb de Barreiras, ex-vereadora e ex-vice-prefeita, Nilza Martins, da ex-coordenadora da pasta LGBT da Secretaria de Justiça do Estado, Paulette Furacão, da presidenta do PSOL em Salvador, Cris Barros, e Creuza Oliveira, do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Salvador.

    A mediação vai ser feita pela coordenadora geral da Aduneb, Ronalda Barreto.

    O evento integra a programação do III Ciclo Internacional Mulheres Negras e Produção de Epistemologia das “Amefricanas”. A roda tem como objetivo debater novas formas de conhecimento, produzidas por mulheres negras a partir das suas experiências históricas na Diáspora Africana.

    Deputada

    A deputada Joacine Katar Moreira, de 37 anos, é natural da Guiné-Bissau. Ela é graduada em História Moderna e Contemporânea, fez mestrado em Estudos do Desenvolvimento e doutorado em Estudos Africanos pelo Instituto Universitário de Lisboa.

    Joacine ganhou destaque por defender pautas contra o racismo, o machismo, a justiça social e questões relacionadas ao meio ambiente.
    Por G1 BA

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ