• Girl in a jacket
  • Aumento das passagens dos ônibus surpreende a população Barreirense. ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem
    Como num passo de mágica, eis que foi decretado pelo senhor Prefeito de Barreiras, e já está valendo, a partir de hoje, 18/11, a tarifa do transporte coletivo urbano, agora no valor de R$ 3,45. O acréscimo, portanto, foi de exatos 15% (quinze por cento).

    Para os passageiros uma medida drástica, que vai de encontro ao minguado salário da maioria da população, se bem que no ano passado não houve aumento. Isto quer dizer, que em dois anos foi de 7,5% (sete e meio por cento) por ano.

    No noticiário que ouvi hoje, muitos usuários reclamavam do alto custo e também pediam melhora dos serviços da concessionária, uma reclamação avalizada por muitos. Se bem que em muitos municípios há ônibus em piores condições do que os de Barreiras.

    Por outro lado a empresa, em minha opinião, entrou numa “camisa de força”, quando da licitação, pelo fato de se obrigar a adquirir 35 ônibus novos, financiados a juros de mercado, uma espécie de aventura maluca, pois teria que “fritar tudo com a mesma banha”, ou seja, pagar os financiamentos altíssimos, salários, peças de reposição, pneus, Imposto de Renda, INSS, ISS, outros impostos e taxas. Um sacrifício extremo, é verdade.

    Na licitação em si, assumiu despesas excepcionais chegando, como agora, ao estrangulamento parcial do seu patrimônio, pois ainda não conseguiu zerar os financiamentos e a frota, diga-se de passagem, hoje deve valer bem menos do que na ocasião da compra.

    Conheço casos de municípios também arcarem com parte das despesas das empresas, na modalidade de subsídio, zerando os 5% (cinco por cento) equivalentes ao ISS. Se isto ocorresse em Barreiras, ao invés de 15% por cento de aumentos nas tarifas, teríamos 10%.

    É de se salientar que a empresa não está tendo uma situação financeira desejável, pois se sabe que dos ônibus que financiou onze deles foram arrestados judicialmente pelos vendedores, por atrasos nos pagamentos. Uma situação, digamos constrangedora.

    O aumento das tarifas, portanto, não poderia deixar de ser concedido, mas bem que poderia ser mais ameno ou, como disse antes, a prefeitura subsidiando 5%, por conta da isenção do ISS, mas isto só poderia acontecer com o beneplácito da Câmara de Vereadores, fato que a meu ver aconteceria incontinente, se levarmos em conta que as eleições serão no próximo ano e nenhum vereador “ousaria” discordar.

    Por sinal, politicamente falando, a majoração das passagens agora, como foi feita, não causará grande impacto nas eleições de outubro de 2020, distantes pouco menos de onze meses.

    Itapuan Cunha
    Editor

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ