• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Autoridades espanholas confirmam 1º caso de dengue com transmissão sexual ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem
    Autoridades da Espanha confirmaram nesta sexta-feira (8) o registro de um caso de dengue por via sexual. O caso é o primeiro já relatado no mundo, uma vez que não se considerava a transmissão do vírus para além da picada do Aedes aegypti. O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças confirmou que este caso era, “ao seu conhecimento, o primeiro de transmissão sexual do vírus da dengue entre dois homens”.

    “Um caso provável de transmissão sexual entre uma mulher e um homem já havia sido objeto de um artigo (científico) na Coreia do Sul”, afirmou a epidemiologista médica espanhola, Susana Jimenez, da Direção Geral de Saúde Pública de Madri.

    De acordo com a epidemiologista, o caso de contágio é “o de um homem de 41 anos contaminado durante um relacionamento com o seu companheiro, que havia contraído o vírus durante uma viagem para Cuba”, onde um mosquito lhe picou.

    Confirmada no final de setembro, a contaminação intrigou os cientistas, já que o paciente não havia viajado para um país onde a dengue é endêmica e foi constatada a impossibilidade de contaminação por algum mosquito na Espanha. “Seu companheiro apresentou os mesmos sintomas que ele, porém de forma mais leve, cerca de dez dias antes e havia viajado para Cuba e República Dominicana”, disse a médica.

    Testes revelaram que os dois tinham dengue. “Uma análise dos espermatozoides dos dois revelou que não apenas se tratava de dengue, mas também que era o mesmo tipo de vírus que circula em Cuba”, afirmou a epidemiologista espanhola.

    “É uma descoberta, uma informação de importância global: descobrir outro mecanismo de transmissão do vírus”, contou Jimenez. “Não podemos dizer que o modo de transmissão sexual não existe. Simplesmente, até agora, não estava previsto porque sempre pensamos que se tratava do mosquito”, concluiu.

    As informações são do G1.


    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ