• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Bolsa Família: profissionais da Rio Corrente e Recôncavo Baiano são capacitados pelo Governo do Estado ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem
    Entre os dias 04 a 06 de novembro, gestores do Programa Bolsa Família (PBF) e técnicos de referência municipais dos Territórios de Identidade Bacia do Rio Corrente e Recôncavo Baiano, participaram da capacitação do Sistema de Condicionalidades, que permite o acompanhamento das ações de gestão relativas ao Programa Bolsa Família.

    A qualificação foi promovida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) e aconteceu na Universidade Corporativa do Serviço Público do Estado, em Salvador.


    Nesta quarta-feira (06), os profissionais que fazem parte da 13ª turma da Capacitação receberam orientações sobre o aperfeiçoamento da gestão do Cadastro Único e do PBF, envolvendo a uniformização de conceitos e a padronização de processos de acordo com as normas do Programa Bolsa Família e os objetivos do acompanhamento das condicionalidades. Essa mesma capacitação já aconteceu com profissionais dos Territórios de Identidade do Extremo Sul e Sudoeste Baiano nesse ano.

    De acordo com a Coordenação do Programa Bolsa Família da SJDHDS, o curso é uma novidade e representa um avanço para os municípios.

    “Há algum tempo já debatíamos sobre a necessidade desse curso específico, que foi então reformulado e agora está sendo aplicado. Com essa iniciativa vamos contribuir para o aprimoramento da gestão do Bolsa Família, tendo como premissas a intersetorialidade entre a Saúde, Educação e Assistência Social. Nosso objetivo é dar condições para que os técnicos conheçam a ferramenta, e possam prestar um serviço de acompanhamento efetivo, atendendo todas necessidades dos usuários, sobretudo das famílias mais vulneráveis”, destacou Jaimilton Fernandes, coordenador Estadual do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família na SJDHDS.

    A gestora do CadÚnico do município de Muniz Ferreira, Adriele de Jesus, destacou que sai mais apta para identificar e prevenir situações de descumprimento de condicionalidades. “O curso vai contribuir bastante para o aprimoramento do atendimento e acompanhamento das famílias beneficiárias do Bolsa Família no município. Meu objetivo é multiplicar essas atualizações com a equipe de trabalho”, afirma a profissional.

    O gestor do CadÚnico no município de Coribe, Sândalo Trindade, explicou que o curso foi uma grande oportunidade para entender melhor o Sicon.“Foram três dias de treinamento que ampliou a nossa visão sobre a gestão do Sistema, através de aulas teóricas e práticas. O município e os beneficiários só tem a ganhar”, finalizou.

    Participaram da capacitação profissionais dos municípios de Correntina, Canápolis, Cocos, Coribe, Governador Mangabeira, Jaborandi, Muniz Ferreira, Muritiba, Santa Maria da Vitoria, Santana, Santo Amaro, São Felipe, São Félix do Coribe, São Francisco do Conde, Sapeaçu, Serra Dourada e Tabocas do Brejo Velho.
    Fotos: Michele Brito / Ascom SJDHDS

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ