LEM
Estudantes desenvolvem aplicativo para ajudar mulheres em relacionamentos abusivos - Blog Barreiras Noticias | Região Oeste - Bahia

Estudantes desenvolvem aplicativo para ajudar mulheres em relacionamentos abusivos

Dados do Ministério da Saúde mostram que a cada quatro minutos uma mulher sobrevive à agressão de pelo menos um homem. Diante desse cenário, alunos do nono ano do Ensino Fundamental do Colégio Positivo – Santa Maria, em Londrina (PR), desenvolveram um aplicativo que ajuda na proteção das vítimas.

O objetivo principal do projeto foi desenvolver um método de socorro mais rápido e eficaz para as mulheres. O aplicativo “Elas por Elas” tem como diferencial o uso de dispositivos que aumentam a segurança da vítima caso o agressor acesse seu celular.


Segundo Nátaly Primo Dias, de 15 anos, aluna do Colégio Positivo e uma das desenvolvedoras do programa, esse é um recurso essencial para a segurança da mulher.

“Buscamos entender outros programas parecidos e vimos que, considerando o fator ciúmes, é importante que o parceiro não identifique essa ferramenta no celular da vítima”, explica.

Para chegar ao produto final, os alunos contaram com o auxílio e encaminhamento de toda a equipe do Colégio Positivo. “Uma entrevista essencial para o nosso desenvolvimento foi com o diretor de Segurança do Grupo Positivo, Fernando Brafmann, especialista que nos apontou a forma de garantir ainda mais a proteção da vítima, como a opção de avisar familiares e amigos próximos antes de contatar as autoridades”, conta Guilherme Oliveira Isprocati, de 14 anos, outro aluno que participou do projeto.

Além dele e de Nátaly, a iniciativa contou com a participação da estudante Eloisa Silva Costa, de 14 anos. A orientadora da equipe, Alessandra Mathias, reforça a importância de ações como essa dentro do ambiente escolar.

“Quando vemos alunos engajados em causas sociais e que buscam um resultado final cada vez mais evoluído, temos certeza que o ensino cumpriu sua função: fazer indivíduos melhores para construirmos um mundo melhor”, diz a professora, que contou com o auxílio do professor Fernando C. de Oliveira.

O protótipo do projeto foi apresentado durante a Mostra de Soluções do Colégio Positivo Santa Maria, em outubro, e deve estar disponível em breve nas lojas online. (Bahia.Ba)

Estudantes desenvolvem aplicativo para ajudar mulheres em relacionamentos abusivos Estudantes desenvolvem aplicativo para ajudar mulheres em relacionamentos abusivos Reviewed by CM on 02:12 Rating: 5

Sem comentários

Postagem em destaque

AMISTOSO DE FUTEBOL: RIACHÃO DO PINTOR X BRAÌILIA ESPORTE CLUBE