LEM
Referência em saúde mental: Bom Jesus da Lapa é a primeira cidade da Bahia a aprovar o Janeiro Branco e o Setembro Amarelo - Blog Barreiras Noticias | Região Oeste - Bahia

Referência em saúde mental: Bom Jesus da Lapa é a primeira cidade da Bahia a aprovar o Janeiro Branco e o Setembro Amarelo

Pela primeira vez na Bahia as campanhas “Janeiro Branco” e “Setembro Amarelo” são sancionadas como leis municipais. Com a sugestão do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que foi apoiada pela Diretoria de Atenção Especializada (DAE) e pela Secretaria de Saúde. A proposta foi votada e aprovada pela câmara de vereadores e sancionada pelo prefeito Eures Ribeiro no último 2 de outubro.  A iniciativa da prefeitura de Bom Jesus da Lapa, busca fortalecer a discussão e os cuidados sobre a saúde mental.

A campanha “Janeiro Branco” com ações voltadas para a reflexão acerca da manutenção da saúde mental e o tratamento da depressão e ansiedade, será realizada anualmente, no mês de janeiro. A informação da sanção da lei chegou a Leonardo Abrahão, psicólogo e idealizador nacional da campanha no Brasil, que explica. “A lei ajuda, incentiva, inspira e legitima a campanha, para que mais pessoas se conscientizem e participem”.

 Além da lei municipal n° 629 (do Janeiro Branco), a campanha “Setembro Amarelo”, que é conhecida nacionalmente, também foi colocada em lei. Assim ações durante todo o mês de setembro ganharão mais força, a prefeitura buscará mais parcerias com instituições diversas, tendo o intuito de informar, conscientizar, e mobilizar a sociedade civil a respeito da prevenção ao suicídio. Josiana Rocha, porta-voz do Centro de Valorização da Vida (CVV), na Bahia, celebrou a ação. “O CVV parabeniza a cidade de Bom Jesus da Lapa pela conquista. A prevenção do suicídio acontece todos os dias”.

 As aprovações das leis representam um avanço significativo na saúde de Lapa, "é importante termos ações sobre saúde mental, no nosso município. A aprovação dessas leis é um estímulo para os profissionais da saúde e um presente para os que precisam de assistência continuada", conta João Paulo, diretor do CAPS.

Neste ano foram investidos cerca de R$2 milhões de reais, na construção do Centro de Atenção Psicossocial Emília Pereira Valverde – CAPS nível III e também no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS AD III - serviço especializado para usuários de álcool e drogas. As instituições foram construídas para atender de forma individual e especializada não só cada lapense como a região. Através da integração social e cultural dos pacientes, o CAPS nível III e o CAPS AD III se tornaram referência em saúde mental em todo o estado da Bahia.

Agência Morrito
Referência em saúde mental: Bom Jesus da Lapa é a primeira cidade da Bahia a aprovar o Janeiro Branco e o Setembro Amarelo Referência em saúde mental: Bom Jesus da Lapa é a primeira cidade da Bahia a aprovar o Janeiro Branco e o Setembro Amarelo Reviewed by CM on 08:26 Rating: 5

Sem comentários

Postagem em destaque

AMISTOSO DE FUTEBOL: RIACHÃO DO PINTOR X BRAÌILIA ESPORTE CLUBE