• Girl in a jacket
  • São Desidério: Secretaria de Meio Ambiente realiza curso para implantação de Turismo Comunitário ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem
    Com o objetivo de implantar um modelo de Turismo Comunitário em comunidades rurais, a Prefeitura de São Desidério por meio da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR), ministrou um curso sobre implantação do segmento no município, realizado durante a segunda-feira, 18 na sede provisória da Biblioteca Municipal.

    Para a SEMATUR, o modelo de atividade que é tendência na América Latina e em países europeus tem as localidades de Almas e Penedo como comunidades piloto. A princípio, o curso foi direcionado para representantes da Associação da comunidade de Almas que já formada, e contemplou debates acerca das potencialidades do Turismo local, conceito e aplicações e apresentação de diagnósticos realizados pela SEMATUR.

    Dividido em módulos, a capacitação norteará os participantes desde conceitos básicos sobre o Turismo até o Plano de negócio turístico, que será realizado pelos próprios membros da Associação. Já os membros da comunidade irão coletar dados importantes para a construção do planejamento turístico e realização do inventário turístico.

    As duas comunidades escolhidas para implantação do projeto piloto já dispõem de outros segmentos turísticos como apoio, a exemplo do Ecoturismo, Geoturismo e o Turismo Cultural, como explica o diretor de Meio Ambiente da SEMATUR, Georghinton Diego. “Saímos à frente, pois na região não existe esse modelo de turismo, sendo que essas comunidades já alcançam maiores resultados de distribuição de renda e esse modelo trará mais sensibilização quanto à responsabilidade ambiental para essas comunidades”, frisou o diretor.

    Em Penedo, a implantação do modelo contará com a parceria da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). O processo ainda está se organizando na comunidade com o apoio da SEMATUR e sob orientação e condução dos professores Paulo Baqueiro e Evanildo Cardoso.

    Ascom SD
    Fotos: Arquivo SEMATUR SD
     

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ