• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Bom Jesus da Lapa inaugura uma das maiores usinas de tratamento de resíduos em saúde e industriais da Bahia ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem
    Uma usina de tratamento de resíduos em saúde e industriais com incinerador alemão de alta tecnologia, chegando a 1400 graus célsius, com capacidade para queimar até três toneladas de resíduos por dia foi instalado no oeste da Bahia, localizada no município de Bom Jesus da Lapa, há 800 quilômetros da capital.
    A Câmara de Vereadores e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente participaram do primeiro teste da empresa/Foto: Lapa Capital.

    A inauguração da usina, que é a primeira da região construída pela iniciativa privada, denominada Fort Ambiental, foi  na última quinta-feira(12), com a presença de  autoridades políticas e representantes do poder público, além do Ministério Público e comunidade. A estrutura da empresa foi montada próximo a BA-160, na saída para Paratinga. 

     
    Dr. Bruno Carneiro/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

    Com esse novo empreendimento, o município de  Bom Jesus da Lapa,  está se adequado a Lei de Resíduos Sólidos. “Nós desenvolvemos um projeto aqui, que é uma usina de tratamento de resíduos hospitalares industriais. É a maior e mais moderna usina do interior da Bahia. Com um incinerador de alta capacidade para  incinera a 1400 graus célsius,  e 300 kg/horas. É um incinerador que é único no interior da Bahia, porque tem alta  tecnologia, veio da Alemanha, não poluindo  o meio ambiente”, disse o  proprietário da empresa,  Dr. Bruno Carneiro, em entrevista ao site Notícias da Lapa.

    “Ele tem os lavadores de gases, com um processo bem complexo, com alta tecnologia, que além de não causar danos ao meio ambiente, protege as pessoas dos resíduos altamente infectantes derivados das atividades de saúde e também atividades agroindustriais”, informa o empresário.


    Dr. Bruno contou que o teste de queima foi realizado na última semana, e contou  com a presença de diversas autoridades da sociedade lapense, como: políticos, Ministério Público e empresários, além de outras representações.  “Na oportunidade as pessoas tiveram a oportunidade de ver ao vivo o funcionamento da maquina”.

    Ele destaca, que pensando em oferecer a melhor qualidade e alcançar o mais alto padrão de controle de qualidade do serviço, foi contratada a empresa mais qualificada do Brasil, a Analítica, para fazer o relatório dos trabalhos feitos em Bom Jesus da Lapa, para dar tranquilidade e transparência a todas as autoridades e a população em geral, de que tudo será feito dentro das melhores normas, e em obediência rigorosa as leis federais.

     
    “É importante lembrar que existem leis federais do tratamento adequado desse tipo de resíduos. Não pode ser jogado nas esquinas, ser queimado de forma clandestina. Então, essa usina não é só um grande ganho para Bom Jesus da Lapa, mais para toda região oeste”, afirmou.

    Ainda de acordo Dr. Bruno, com a proposta de atender Bom Jesus da Lapa e toda região, foi montada um grande estrutura, e a empresa irá participar tanto de licitações regionais como estaduais. “A estrutura que montamos é para albergar grandes licitações, já que a empresa tem grande estrutura já para essa demanda”, finalizou.

    Agora, a cidade de Bom Jesus da Lapa que é conhecida nacionalmente pela produção de frutas, pela Romaria do Bom Jesus e pela produção de energia solar, também se insere no cenário nacional, e mundial, na questão ambiental. Pois o pioneirismo da Fort Ambiental traz para a Lapa um conceito, em curso, de cidade referência em gestão ambiental no tratamento de resíduos de saúde e industriais.

    fonte: texto e Fotos: Notícias da Lapa





    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ