Festejos de Santo Reis dão início ao calendário cultural de São Desidério



Para dar início ao calendário cultural do município de São Desidério, durante todo o dia 06 de janeiro, fieis e devotos de vários povoados e da sede do município celebram a festividade de Santo Reis. A tradição tem origem nas manifestações da Igreja Católica que rememora o dia em que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos (Belchior, Gaspar e Baltazar).

“Nessa data celebramos a visita dos três reis magos, que viram uma estrela no Oriente e foram guiados por um longo caminho até Jesus levando presentes ouro, incenso e mirra. Movidos pela fé, ao mesmo tempo em que os reis procuravam onde estava o menino, anunciavam a boa nova de seu nascimento”, explica o vigário Pe. Paulo Sérgio.

Com o passar do tempo a tradição se tornou uma das manifestações culturais mais conhecidas. Na casa do devoto da folia de Santo Reis, Leonízio de Jesus, conhecido por Di do Samba, a tradição existe há aproximadamente 40 anos. Primeiro é servido um almoço aos participantes e em seguida a reza. As comemorações finalizam à tarde quando os foliões participam de uma roda de samba.

“Ainda menino já participava dessa tradição. Quando minha esposa ficou muito doente fiz a promessa e alcancei a graça em louvor a Santo Reis. Eu cumpri a promessa e continuei a tradição. No dia 24 de dezembro, à noite, começa a folia na rua e termina hoje com a reza e almoço servido aos foliões”, declarou Di.

Na mesma data também são realizadas rezas nas lapinhas ou presépios natalinos, cenário onde se recria o ambiente do nascimento de Jesus, em ação de graças a Santo Reis. “Desde pequena via a lapinha que minha madrinha fazia. Muitas plantas e enfeites no canto da parede de cima até embaixo e as imagens. Quando me casei em 1950 vim morar aqui na cidade. Então fiz uma promessa para o menino Jesus e fui atendida e desde esse dia comecei a fazer a lapinha”, afirmou a moradora Sizaltina Dourado de Santana.

Do mesmo costume partilha a devota Maria de Oliveira Dias. “Eu ajudava minha mãe a fazer a lapinha e quando me casei passei a fazer a lapinha em minha casa. Nunca fiquei um ano sem cumprir essa promessa, gosto de seguir essa tradição e quero continuar”, disse Maria.

“A Secretaria de Cultura apoia a tradição dos festejos de Santo Reis em nosso município. Essas comemorações do reisado e das lapinhas são bastante representativas em São Desidério e enriquecem a nossa cultura”, comentou o secretário da SECULT, Florentino de Souza Filho.

Ascom SD
Festejos de Santo Reis dão início ao calendário cultural de São Desidério Festejos de Santo Reis dão início ao calendário cultural de São Desidério Reviewed by CM on 16:38 Rating: 5

Sem comentários

Postagem em destaque

PRIME TELECOM | FIBRA ÓPTICA EM BARREIRAS