Bolsonaro exclui governadores do Conselho da Amazônia Legal

Foto: Reprodução / Mobilizadores.org
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) decidiu excluir os governadores do Conselho Nacional da Amazônia Legal. A medida foi tomada em um decreto, assinado nessa terça-feira (11), em meio a uma cerimônia no Palácio do Planalto.

Essa exclusão vem acompanhada de outra mudança: a partir de agora, o conselho está vinculado à Vice-presidência, não mais ao Ministério do Meio Ambiente. O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) ocupa o posto de coordenador do grupo desde janeiro. Além dele, 14 ministros integram a equipe.

Segundo o G1, ao ser questionado sobre a exclusão dos governadores, Mourão disse que eles serão ouvidos para estabelecer as prioridades para a região. “O conselho tem a função de integrar e coordenar as políticas em nível federal. Os governadores serão consultados para que estabeleçam suas prioridades”, minimizou.

A região da Amazônia Legal é formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão. Os governadores saem do conselho para dar lugar aos ministros da Casa Civil; Justiça; Defesa; Relações Exteriores; Economia; Infraestrutura; Agricultura; Minas e Energia; Ciência, Tecnologia e Comunicações; Meio Ambiente; Desenvolvimento Regional; Secretaria-Geral da Presidência; Secretaria de Governo da Presidência; Gabinete de Segurança Institucional.

De acordo com o decreto, os membros, que serão divididos em comissões temáticas, terão que se reunir a cada três meses. Para esses encontros, eles poderão convidar “especialistas e representantes de órgãos ou entidades, públicos ou privados, nacionais ou internacionais”. As decisões ficarão a cargo do vice-presidente Mourão após manifestações dos outros membros do grupo. (Bahia Notícias)
Bolsonaro exclui governadores do Conselho da Amazônia Legal Bolsonaro exclui governadores do Conselho da Amazônia Legal Reviewed by CM on 05:53 Rating: 5

Sem comentários

Postagem em destaque

PRIME TELECOM | FIBRA ÓPTICA EM BARREIRAS