• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Coronavírus: unhas longas, anéis e até esmaltes devem ser evitados ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem
    Lavar bem as mãos, diversas vezes ao dia e usar o álcool gel de forma complementar são as principais orientações das equipes de saúde para prevenir o contágio do coronavírus. Mas manter as mãos limpas passa também por evitar unhas longas, anéis, pulseiras e até esmaltes.

    A instrução é da gerente do departamento de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-Rj), Danielle Bartoly:

    — É importante tirar anel e aliança para lavar as mãos. Nesta época, os adornos, como anéis e pulseiras, devem ser reduzidos e as unhas mantidas mais curtas. De preferência evitar esmalte, mas se usar, quando começar a sair tem que retirar tudo porque o craquelado vira ambiente acolhedor para microorganismos. Evite também unhas postiças e de gel.

    De acordo com a enfermeira, embora a palma e os dedos acabem entrando em contato com muitas bactérias, são as regiões mais bem higienizadas. Já foi constatado pelo swab, equipamento que mostra por luz fluorescente aos médicos cirurgiões se as mãos estão totalmente limpas, que as regiões entre os dedos são as que concentram mais bactérias.

    — As principais causas de infecção hospitalar no Brasil ainda estão ligadas às condições inadequadas de higiene nas mãos — afirma Danielle Bartoly. 
      
    Lavagem das mãos
     
    Por isso a importância de lavar bem as mãos. Isso deve ser feito com sabão, lavando palma e dorso, entre os dedos e esfregando o dedão e a ponta dos dedos na palma. Todo esse processo, se bem feito, demora em torno de 20 segundos.

    Depois de enxaguar, segundo Danielle Bartoly, o ideal é não encostar em nada, nem na torneira, nem na porta.

    Atenção especial para a higienização das mãos antes das refeições, sempre que utilizar o banheiro e sempre que encostar em superfície suja (como apoios no transporte público, moedas e notas de dinheiro etc).

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ