• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • São Desidério sedia reunião com secretários municipais de Saúde do oeste que compõem a Comissão de Intergestores Regional ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem
    Fortalecer as principais políticas públicas de saúde dos municípios foi a pauta da reunião da Comissão de Intergestores Regional- CIR, que aconteceu na amanhã dessa quinta-feira, 05, de março no Centro Cultural em São Desidério. A reunião contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Zé Barbosa, vereadores, gestores e profissionais da saúde dos municípios da região.

    A Comissão Intergestores Regional (CIR) é um colegiado no qual participam as Secretarias Municipais de Saúde da região oeste, cujo objetivo é promover a gestão colaborativa no setor, discutir e pactuar de forma consensual as regras da gestão compartilhada do SUS.

    Os membros destas Comissões reúnem periodicamente para deliberar as ações propostas em pauta. Eles atuam no âmbito estadual, com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB); no âmbito nacional, com a Comissão Intergestores Tripartite (CIT); e no âmbito regional, com a Comissão Intergestores Regional- CIR.

    Na abertura da reunião o Secretário de Saúde Zé Barbosa afirmou que o êxito das ações e serviços de saúde depende do empenho de todos e que é necessário manter em patamar de excelência os resultados das atividades em saúde. “Já diz o ditado, a união faz a força, então o nosso compromisso é manter em equilíbrio a efetividade do trabalho de qualidade e transparência, por isso a importância da existência dessa ferramenta de integração entre todos os gestores públicos, para a discussão dos desafios da saúde e elaboração de intervenções que tragam melhorias na operacionalização de ações e serviços no âmbito regional”, ressaltou.

    A coordenadora da Comissão de Intergestores Regional- CIR, Suzete Cristine Dias, destacou a importância da reunião e elogiou o município de São Desidério como referencia em saúde. “Venho realizando trabalhos em vários municípios e vejo São Desidério como destaque nas atividades de saúde. A CIR tem objetivo de constituir um canal permanente e contínuo de negociação e decisão entre os gestores municipais e o estado para constituição de rede regionalizada, pactuando de forma consensual”, explicou.

    Para apoiadora do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia- COSEMS, Verônica Moura, a reunião foi realizada com sucesso e na oportunidade “Foi apresentado o modelo de financiamento de atenção primária, instituído pela portaria nº 2.979 de 12 dezembro de 2019 e também foi discutido e apresentado o novo modelo de financiamento do SUS”, disse. 

    Texto e fotos: Ascom/ SD

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ