• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Mãe ajuda filho que ia mal na escola e se matricula na mesma classe ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

    Dayana e Luiz no EJA - Foto: divulgação Prefeitura de São Vicente

    Uma mãe de São Vicente, litoral sul de São Paulo, decidiu voltar a estudar após 20 anos para ajudar o filho, que ia mal na escola e se matriculou na mesma classe que Luiz Henrique Vasconcelos, de 15 anos.

    Agora Luiz e Dayana Mamer, de 31 anos, fazem parte da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Municipal Raul Rocha do Amaral, localizada na Vila Ponte Nova.

    “Nos matriculamos juntos, na mesma sala. Não queria que ele fizesse o mesmo que eu, de abandonar os estudos. Desejo um futuro diferente ao meu filho”, disse a mãe ao G1.

    Dayana conta que Luiz Henrique não gostou nem um pouco da ideia, mas acabou se acostumando e hoje as notas dos dois são melhores do que eles imaginavam.

    História

    A autônoma Dayana parou de estudar na 7ª série, quando engravidou, aos 14 anos.

    “Perdi minha juventude. Acabei tentando voltar a estudar de novo, mas não consegui e desisti na época”, disse.

    Dayana voltou para a sala de aula em 2018 para que o filho não abandonasse os estudos.

    “No 7º ano ele [filho] repetiu. A família achou que era melhor ele mudar de escola e ele acabou indo morar um ano com a minha tia, mas novamente ele repetiu essa série”, lembra.

    Volta à escola

    Luiz Henrique voltou a morar com a mãe e foi fazer a matrícula dele no EJA.

    Eles perceberam que Dayana havia parado de estudar na mesma série em que o filho estava tendo dificuldades e tudo se encaixou.

    “Por incrível que pareça, está dando super certo. O boletim dele não tem nota menor do que oito. Um ajuda o outro e isso eu acho muito legal. Tem matérias que ele gosta mais e tem mais facilidade, assim como tem outras que eu já me dou melhor, então nos apoiamos e trocamos conhecimento”.

    Até trabalhos escolares eles fazem juntos.

    “Fazemos trabalhos, lições de casa, e estudamos para as provas juntos. A educação é muito importante e, se a mãe não estiver presente na vida escolar e social do filho, não vai para frente”, diz.

    E ela não se arrepende do que fez.

    “A educação é muito importante nas nossas vidas. Eu sei disso porque parei de estudar muito nova e me fez falta. Para mim, essa experiência de retornar à sala de aula é inexplicável. Parece que voltei 17 anos no tempo e estou ganhando uma nova oportunidade. Além disso, eu e o Luiz nos tornamos mais próximos e unidos depois de tudo isso. Melhorou o diálogo”, concluiu.
    Dayana e Luiz – Foto: arquivo pessoal

    Com informações do G1

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ