Setor produtivo entrega equipamentos para unidades de saúde de Barreiras para combate à Covid-19

A campanha apoiada pelo Instituto Aiba (Iaiba), com o objetivo de arrecadar fundos para serem investidos no combate ao novo coronavírus na região, culminou, na tarde desta terça-feira (28), com o ato de entrega de 20 monitores multiparamétricos para unidades públicas de saúde no município de Barreiras.
Dos 20 aparelhos adquiridos com recursos doados por agricultores, pecuarista, empresários e sociedade civil, dez foram repassados ao Pronto Atendimento Coronavírus, no Hospital Municipal Eurico Dutra, cinco para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e outros cinco monitores, com as mesmas especificações técnicas, foram destinados ao Hospital do Oeste.

“Os produtores rurais perceberam que, assim como no agronegócio, a união de forças é fundamental para vencermos desafios tão grandes como esse na saúde pública. A melhor forma para aplicarmos os recursos das doações e ajudarmos o maior número de pessoas foi com a compra dos equipamentos, que vão servir para salvar muitas vidas nesse momento difícil e no futuro”, refletiu o produtor rural Maurício Gatto, que representou os membros da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), na ocasião.  
O diretor médico do Pronto Atendimento Coronavírus, Rodrigo Melo, participou da rápida cerimônia. Ele agradeceu aos doadores e explicou a função dos equipamentos “O monitor multiparamétricos apresenta para o médico, em tempo real, as condições do paciente conectado a ele. Com as informações fornecidas pelo monitor, o profissional pode tomar decisões e realizar intervenções com mais rapidez, caso sejam necessárias. Esta possibilidade vai salvar muitas vidas não só agora, mas após a pandemia, quando formos tratar pessoas acometidas por problemas cardiovasculares”.

Os dispositivos podem ser adaptados a diversos ambientes, desde a triagem até unidades de terapia intensiva de alta complexidade. Além de oferecer um conjunto fixo de avaliação de parâmetros como ECG (eletrocardiograma), oximetria, pressão não invasiva, respiração e temperatura, permitem a implementação, por meio de acessórios e módulos, de diversas opções de monitoramento de parâmetros extras, como PI, débito cardíaco, capnografia, Oximetria Nellcor Oximax, CO-Oximetria Masimo e analisador de agentes anestésicos.
“Agradeço aos produtores, agropecuaristas e empresários pelo gesto nobre, de doar um pouco do que tem para ajudar os cidadãos de Barreiras, principalmente nesse momento em que estamos enfrentando uma guerra contra um inimigo invisível, o coronavírus. Estamos confiantes que em breve vamos vencer essa batalha”, disse o prefeito Zito Barbosa, que, ao lado do secretário de saúde do município, Anderson Vian, aproveitou a oportunidade para destacar que a prevenção é a melhor forma de combater o avanço da Covid-19.

As ações e doações dos produtores e criadores destinadas ao Instituto Aiba foram incentivadas pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, que também deliberou sobre a aplicação do valor arrecadado. “As entidades que fazem parte do setor agropecuário responderam rápido ao chamamento para essa luta. Esse movimento é uma representação cultural do próprio agropecuarista, que percebeu, há tempos, que se juntando em associações, esforços e com objetivos comuns, se consegue muito mais que as pessoas isoladamente”, avaliou o pecuarista Antônio Balbino, um dos articuladores da iniciativa.

Uma comitiva formada por representantes das categorias que colaboraram com o projeto e servidores públicos acompanhou as entregas dos equipamentos aos diretores de cada unidade de saúde beneficiada. O Ministério Público foi representado pelos promotores André Fetal e Artur Rios. 




Barreiras Notícias  /  Imprensa Aiba
Setor produtivo entrega equipamentos para unidades de saúde de Barreiras para combate à Covid-19 Setor produtivo entrega equipamentos para unidades de saúde de Barreiras para combate à Covid-19 Reviewed by Jbarreiras on 08:13 Rating: 5

Sem comentários

Postagem em destaque

PRIME TELECOM | FIBRA ÓPTICA EM BARREIRAS