• Girl in a jacket
  • Governo facilita acesso ao crédito rural ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem
    O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou uma série de medidas para diminuir a burocratização na concessão de financiamentos aos produtores rurais. As ações são em caráter emergencial, em função da crise da Covid-19 e da necessidade de manter o distanciamento social. A resolução no 4.810 foi publicada na terça-feira (5), no Diário Oficial da União.


    Além das medidas relacionadas à concessão do crédito, foi prorrogada para 31 de julho a apresentação de comprovantes de compra de insumos, pagamento de mão de obra ou aquisição máquinas. No caso do crédito para bovinocultura, a resolução permite a liberação do crédito para posterior apresentação da Guia de Trânsito Animal (GTA) e a ficha sanitária para até o dia 31 de julho. E permite ainda renovação simplificada de custeios agrícolas e pecuários.

    O diretor do Departamento de Crédito e Informação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wilson Vaz de Araújo, explica que a adoção das medidas contribuirá para manter o fluxo de liberação de financiamentos, sobretudo de operações de custeio, a exemplo de financiamentos para aquisição de insumos. “Com os recursos do financiamento no momento oportuno, o produtor poderá comprar seus insumos a preços relativamente mais baratos”, disse.

    Segundo Wilson, a medida traz a possibilidade de renovação simplificada de financiamentos de custeio até 30 de junho e evitará a necessidade de deslocamentos frequentes para acessar novos financiamentos, diminuindo, consequentemente, a possibilidade de contaminação pelo novo coronavírus, dando tranquilidade suficiente para o agricultor desenvolver sua atividade produtiva. (gov.br)

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ