• Girl in a jacket
  • Com assinatura de ordem de serviço, Academia Barreirense de Letras ganha sede no Centro Histórico ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem
    O prefeito Zito Barbosa assinou na manhã desta segunda-feira, 29, a ordem de serviço para reforma completa do prédio que abrigará a sede da Academia Barreirense de Letras – ABL, localizado na Praça Duque de Caxias – Centro Histórico.
    A ação de fomento à educação e cultura foi uma indicação do vereador João Felipe, celebrada no Gabinete da Prefeitura, com a presença da vice-prefeita Karlúcia Macêdo, a chefe de gabinete Marileide Carvalho, o presidente da Câmara de Vereadores, Eurico Queiroz, o presidente da ABL, Valney Dias Rigonato e os escritores que integram a Academia, Marilde Queiroz, José Tenório de Souza e Durval Nunes.

    “Nossa intenção é popularizar cada vez mais a academia, pensar em parceria com as escolas para ampliar cada vez mais os trabalhos da ABL, valorizando os importantes escritores que temos na nossa cidade. Esse novo espaço vai consolidar não só as nossas ações internamente como também o contato com outras academias, essa é uma conquista coletiva e ficamos muito felizes com a colaboração do poder executivo e legislativo”, destacou o presidente da mesa diretora da ABL, Valney Dias.
     Em 2018, a ABL se tornou instituição de utilidade pública, o reconhecimento facilitou a cessão de uso do prédio, que também receberá mobiliário doado pelo legislativo municipal. Mesmo com a pandemia do novo coronavírus e as adequações das equipes de trabalho, a Prefeitura prevê que a reforma seja concluída neste ano. “Pretendemos ainda este ano licitar a requalificação do Centro Histórico de Barreiras, mas saímos à frente com a autorização da reforma do antigo Paço Municipal para implantação da sede da Academia Barreirense de Letras, que ficará em um ponto estratégico e bem valorizado por todo o contexto histórico que envolve aquele espaço”, disse o prefeito Zito Barbosa.

    Durante a reunião, foi exibido o vídeo de agradecimento feito pela escritora Ananda Lima, pela implantação da nova sede, também foi entregue o relatório da FLIB 2019 e debatidas demandas de valorização à cultura, história e educação que já estão sendo planejadas pela administração municipal. Dentre elas, a nova sede do Museu Municipal Napoleão de Mattos Macêdo que deverá ir para o prédio histórico da antiga delegacia, após requalificação estrutural e a reforma do Palácio das Artes.  

    "Não só a academia, a cultura barreirense será beneficiada, fortalecida, a nossa educação também se fortalece, é mais um espaço de fomento, interação, criação, leitura e escrita. Barreiras com o espaço físico da Academia Barreirense de Letras passa a ter um ponto turístico importante, o Oeste ganha. Nossa gratidão, a todos que nos auxiliaram nesse diálogo", comentou a escritora durante a fala de agradecimento em vídeo. 



    Barreiras Notícias / Dircom

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ