Terceira fase da pesquisa IBOPE Inteligência EPICOVID-19 BR inicia neste dominingo

Com o intuito de mapear os casos de coronavírus em 133 cidades brasileiras, incluindo Barreiras, inicia neste domingo (21) a terceira fase do EPICOVID-19-BR. A pesquisa é realizada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
e aplicada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE Inteligência) e irá testar de domingo (21) até terça-feira (23), 250 pessoas de forma aleatória em diversos bairros do município.

Desde a primeira etapa, o estudo conta com total apoio da Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Saúde. Nesta terceira fase, a Coordenação da Atenção Básica estará disponibilizando além de técnicos e agentes comunitários de saúde, todo aparato logístico com veículos e motoristas para auxiliar na mobilização dos entrevistadores, que estarão visitando as residências e convidando os moradores a realizar testes rápidos para o coronavírus.

“Estamos acompanhando todo o processo desde a primeira etapa, dando suporte técnico e logístico.  Iniciamos com a testagem de todos os pesquisadores e equipe envolvida, e só assim, saímos para as visitas nos bairros, fazendo esse levantamento essencial para mapear a incidência do coronavírus no município. O interessante é que as pessoas são selecionadas de forma aleatória, assim, poderemos identificar a existência de casos em pessoas que não tem sintomas ou ainda não buscaram atendimento na rede de saúde”, disse a coordenadora da Atenção Básica, Nayana Pavanelo.

De acordo com metodologia da pesquisa, será aplicado um questionário e o teste rápido por punção digital, com a coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo do participante, que será analisada pelo aparelho de teste em aproximadamente 15 minutos. O secretário de saúde Anderson Vian salientou que nas duas primeiras etapas também foram realizados testes, mas não foi identificado nenhum caso positivo em Barreiras.

“Nesta terceira fase do estudo sobre a Covid-19 novamente recebemos a equipe de entrevistadores do Ibope Inteligência, proporcionando todo apoio necessário, porque entendemos a importância dessa pesquisa e também a testagem da população. Nas duas primeiras fases, a população recebeu toda equipe, fizeram a testagem e felizmente não foram constatados casos positivos de Covid-19, então contamos novamente com a colaboração dos moradores. Continuamos tomando todas as medidas preventivas, realizando o tratamento e testagem no Pronto Atendimento Coronavírus, e acima disso, solicitando que a população continue mantendo o distanciamento social, usando máscaras, realizando a higienização correta das mãos e sempre que possível, fazendo o uso de álcool gel”, salientou o secretário Vian.

SOBRE O ESTUDO

Os pesquisadores que realizam as visitas estão identificados por um crachá do Ibope Inteligência e utilizam os equipamentos de proteção individuais (EPIs): máscaras, toucas, aventais, sapatilhas (todos descartáveis), óculos de proteção e luvas. Todos os pesquisadores são testados e apenas aqueles que tiverem resultado negativo realizam as visitas domiciliares. O estudo tem aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e cumpre todos os requisitos de segurança necessários, para proteger os pesquisadores e a população.


Barreiras Notícias / Dircom
Terceira fase da pesquisa IBOPE Inteligência EPICOVID-19 BR inicia neste dominingo Terceira fase da pesquisa IBOPE Inteligência EPICOVID-19 BR inicia neste dominingo Reviewed by Jbarreiras on 04:01 Rating: 5

Sem comentários

Postagem em destaque

PRIME TELECOM | FIBRA ÓPTICA EM BARREIRAS