• Girl in a jacket
  • Barreiras: Tradição há quase 300 anos, Romaria do Senhor dos Aflitos é cancelada para evitar aglomerações ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem
    Evento religioso costuma atrair milhares de fiéis na cidade de Barreiras. Missa virtual será transmitida às 19h, nas redes sociais.

    A tradicional Romaria do Senhor dos Aflitos, também conhecida como Romaria do Cantinho, que é realizada há cerca de 300 anos no 2 de julho na cidade de Barreiras, oeste da Bahia, foi cancelada em 2020 por causa da pandemia do coronavírus.

    Para compensar a falta do evento religioso, uma missa virtual será transmitida às 19h, nas redes sociais. Em 2019, a Romaria do Cantinho reuniu mais de 25 mil pessoas nas primeiras horas da madrugada.

    O evento é uma tradição em que fiéis saem da Catedral de São João Batista durante a madrugada e andam por 18 km até o povoado do Cantinho dos Aflitos, que fica na zona rural da cidade, para fazer reverência ao Nosso Senhor dos Aflitos.

    Com as medidas sanitárias de não aglomeração por causa do coronavírus, a Diocese de Barreiras optou apenas por exibir a imagem religiosa na igreja, que fica no Cantinho dos Aflitos, para que as pessoas pudessem fazer as orações sem se aglomerar.

    História

    A imagem do Senhor dos Aflitos é um crucifixo que veio de Portugal, segundo a tradição, trazido por Francisco e José Ayres da Fonseca. De acordo com a Diocese do município, os que levaram a imagem encontraram o local adequado, por isso, deram-lhe o nome de "Cantinho do Senhor dos Aflitos".

    Como as pessoas começaram, em 1725, a caminhar em grande número a fim de rezar em frente à imagem do Cristo Crucificado e fazer pedidos, foi construída uma capela para não haver uma disputa entre as famílias que guardavam a imagem em casa.

    A cada ano, na madrugada do dia 2 de julho, milhares de pessoas peregrinam para o Cantinho do Senhor dos Aflitos.

    Barreiras Notícias / G1

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ