• Girl in a jacket
  • Cerca de 30 cidades da BA registram crescimento de 100% dos casos da Covid-19: 'Efeito São João', diz governador ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem
    Cerca de 30 municípios da Bahia estão com taxa de crescimento de casos da Covid-19 acima de 100% nos últimos dias. A informação foi divulgada pelo governador do estado, Rui Costa, em transmissão na internet realizada na noite desta segunda-feira (6). Segundo Rui Costa, os prefeitos destas cidades justificaram o aumento em razão dos festejos juninos.


    “É o efeito São João. Infelizmente, nós temíamos muito por isso. Estávamos olhando a relação cidade por cidade. Nós temos quase 30 cidades acumularam nos últimos cinco dias uma taxa de crescimento de 100%, dobraram número de casos. Outras cidades no patamar de 30%, 40%. Liguei para alguns prefeitos para ver o que está sendo feito".

    "Quase a unanimidade dos prefeitos apontaram festas juninas, aglomerações desse período como fator relevante para esse crescimento de casos no interior. Muitos relatos de famílias que estavam em várias regiões do país e se encontraram em sítios e locais. Ouvi dos prefeitos relatos de famílias inteiras quando se juntaram 10, 15 pessoas. Isso elevou. Houve uma subida dos casos, isso em função, não tenho dúvida, das aglomerações e viagens no período de São João”, disse Rui Costa.

    Além destas cidades com aumento de 100% dos casos, Rui Costa também citou outros municípios que seguem com taxas de crescimento de casos da Covid-19 elevadas.

    “Juazeiro ainda não conseguiu cair o número, está com 30% nos últimos cinco dias, Alagoinhas 20% nos últimos cinco dias, 36% Luís Eduardo Magalhães, 47% Jaguaquara, Conceição do Coité com 39%. Camamu está com 71%, que explodiu número de casos. Conversei hoje com prefeito. Santo Amaro chegou a 32%”.

    Em toda Bahia, de acordo com último boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), nesta segunda-feira, foram registrados 88.279 casos confirmados da Covid-19 e 2.168 mortes, desde o início da pandemia. A taxa de crescimento no número de casos, nas últimas 24 horas, foi de +1,4% e +2,9% no número de mortes.

    “Crescimento continua baixo, embora número absoluto alto. Mas, percentualmente, hoje estamos em um patamar se aproximando de 2% de crescimento do número de óbitos. Taxa parece pequena, mas número absoluto é grande”, explicou Rui Costa.

    Procura por unidades de saúde

    Durante a transmissão na internet, Rui Costa também fez um apelo para que as pessoas com sintomas da Covid-19 procurem unidades de saúde. O objetivo é obter o quanto antes tratamento e evitar agravamento da doença.

    “Estamos orientando que as pessoas que estão procurando UPAs, hospitais municipais sejam internadas com antecedência. Dá para perceber ao longo desses meses que antecipando internação, tratamento, reduz número e necessidade de UTI e taxa de letalidade, de mortes. Nosso pedido é que você não espere entrar em colapso, passar muito mal, para entrar em contato com UPA, unidade de atendimento. Se tiver diagnosticado positivo, sentindo sintomas, procure unidade de atendimento. Nossa orientação é fazer atendimento desse paciente para que garanta medicação, tratamento adequado para não precisar de UTI e reduzir número de óbitos que nós estamos tendo. Nosso pedido é que se você tem um parente, conhecido, oriente ele a procurar internamento”.

    Barreiras Notícias / G1

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ