Vitamina K ajuda a tratar o novo coronavírus? O que diz a ciência

A vitamina K ganhou destaque depois da divulgação de um estudo holandês que apontou uma relação entre os piores resultados de saúde dos pacientes com covid-19 e os níveis reduzidos da vitamina. Então, será que a vitamina K ajuda a tratar o novo coronavírus?

Conhecida por seu papel na coagulação do sangue, a vitamina K também age no fortalecimento dos músculos e dos ossos. Ela pode ser encontrada em alimentos como brócolis, espinafre e couve.

A vitamina é solúvel em gordura. O que significa que é melhor absorvida quando consumida com alimentos que contêm gorduras saudáveis, como azeite, peixe, nozes e sementes. Assim, um pouco de azeite na salada já é uma ótima maneira de ajudar na absorção da vitamina.

Vitamina K e coronavírus: Existe relação?

O estudo holandês sugeriu que pacientes com coronavírus com deficiência de vitamina K poderiam ter impacto maior na saúde do que aqueles com níveis adequados da vitamina. Assim, a pesquisa analisou se o nutriente desempenha algum papel na proteção das fibras elásticas nos pulmões, que o vírus pode danificar.

A degradação da elastina pulmonar pode levar a mais dificuldade em respirar e a sintomas como falta de ar. No entanto, como é apontado que a Covid-19 pode causar a formação incomum de coágulos sanguíneos e que a vitamina K está associada ao auxílio na coagulação sanguínea, a pesquisa causou debate na comunidade científica.

Mas, embora os resultados do estudo observacional indiquem que possa haver uma ligação entre os níveis mais baixos de vitamina K e os piores resultados nos pacientes com Covid-19, são necessários mais dados.

Por fim, é importante observar que atualmente não há cura e nem tratamento específico para COVID-19. Portanto, não há nenhuma medida preventiva além do distanciamento social e práticas de higiene adequadas para impedir o desenvolvimento desta doença. (Cuidaí)
Vitamina K ajuda a tratar o novo coronavírus? O que diz a ciência Vitamina K ajuda a tratar o novo coronavírus? O que diz a ciência Reviewed by CM on 16:07 Rating: 5

Sem comentários

Postagem em destaque

PRIME TELECOM | FIBRA ÓPTICA EM BARREIRAS