As informações são do módulo de Turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), com base em levantamento realizado no terceiro trimestre de 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em convênio com o Ministério do Turismo. O estudo teve como objetivo quantificar e caracterizar os fluxos de turistas nacionais entre as diferentes regiões do país e para o exterior.
No saldo como destino de viagens domésticas, em 2019, com mais viagens chegando do que saindo do estado, a Bahia ficou abaixo apenas de Santa Catarina (mais 235 mil viagens chegando do que partindo).
Para o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, os dados são uma confirmação dos trabalhos realizados pela Secretaria do Turismo da Bahia (Setur-BA) para atrair o maior número de visitantes às 13 zonas turísticas do estado. “Passamos todo o ano promovendo a Bahia em feiras nacionais e internacionais, negociando a ampliação da malha aérea e de cruzeiros marítimos, e investindo em capacitação e infraestrutura para bem acolher o turista, e o resultado foi essa forte movimentação em todo o estado”, afirma.
Segundo o secretário, o momento importante de ascensão foi interrompido, infelizmente, pela pandemia do Covid-19, que teve no turismo um dos setores mais impactados. “Apesar de sermos atingidos em cheio, isto não nos deteve, ao contrário, estamos agora empenhados em promover uma retomada gradativa e segura para que, mais adiante, quando tudo isso tiver passado, a Bahia esteja ainda mais repleta de turistas, como lugar privilegiado e rico de atrativos que é”, acrescenta.
Sol e praia
Outro dado apontado pelo levantamento do IBGE foi de que os brasileiros, em geral, buscam mais sol e praia (motivação para 34,3% das viagens de lazer no país). Com uma faixa litorânea de grande extensão, a Bahia é um paraíso de praias belas e atraentes, que se estendem desde o sul, com lugares badalados como Porto Seguro e Trancoso, passando por Morro de São Paulo e Boipeba, na Costa do Dendê, ao norte, onde estão Praia do Forte, Costa do Sauipe e Conde, entre outros recantos procurados de sol e mar.
O estudo mostrou também que o avião foi o terceiro meio de transporte mais utilizado no país para viajar (em 15,3% das viagens).
Barreiras Notícias / Ascom/Setur