• Girl in a jacket
  • Barreiras: SINDSEMB discute ações conjuntas com SIND'ACS e Conselho Municipal de Saúde ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem


    O Sindsemb realizou nesta manhã de quinta-feira, 19 de agosto, uma reunião virtual por meio de videoconferência com representantes do Sindicato dos Agentes Comunitários de Barreiras- Sind´Acs e membros do Conselho Municipal de Saúde, para discutirem medidas emergenciais diante a inatividade da Secretaria Municipal de Saúde em resposta às solicitações, demandas e ofícios, neste período de pandemia.


     Os participantes demonstraram a mesma insatisfação e dificuldades de obterem um posicionamento do secretário municipal ou departamento da secretaria, principalmente no que tange a disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPIS) adequados, testagem dos profissionais de saúde e condições de trabalho nas unidades com atendimento a pessoas acometidas ou suspeitas de Covid-19.  O encontro virtual proporcionou a discussão de estratégicas e propostas, principalmente encaminhamentos judiciais, chancelado pela participação das assessorias jurídicas dos sindicatos.


     A assessora jurídica do Sindsemb, Dr. Michele Sell aponta a falta de operacionalidade e desrespeito com os sindicatos, que não obtém respostas aos questionamentos dos filiados. “Estamos falando de vidas, de atividades laborais e principalmente da exposição dos servidores ao risco eminente e diário com a Covid-19. Todos as representações apresentaram as mesmas dificuldades de manter diálogo e respostas aos ofícios enviados a Secretaria de Saúde, então, vamos buscar em conjunto emitir documentos e recorrer as medidas judiciais, pelo Ministério Público do Trabalho e Judiciário, para assegurar os direitos dos servidores e biossegurança”, disse a assessora jurídica.


     A membro do Conselho Municipal de Saúde e enfermeira, Madalena Matos expôs as demandas encaminhadas pelos servidores e profissionais de saúde, que estão na linha de frente e lembrou que muitos estão afastados devido a contaminação no ambiente de trabalho. “Precisamos de mais força para defender nossos os servidores da saúde, e essa união com os sindicatos, vai fortalecer ainda mais nosso trabalho. Precisamos de medidas urgentes para frear essa contaminação de profissionais, mais de 140 já foram contaminados e temos dezenas afastados para cumprirem o isolamento, e isso pode ser evitado, temos soluções, mas precisamos dialogar com a Secretaria de Saúde. As ações isoladas que estão acontecendo, não são suficientes e vamos sim, buscar representação no poder judiciário para proteger nossos profissionais”, ressaltou Madalena Matos.


     Os membros do Sind´Acs também participaram ativamente das discussões, e o presidente Luciano Pereira reforçou apoio as decisões. Segundo o comitê formado, já está programado para próxima semana, outra reunião online para deliberação com todos os participantes.

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ