No fim da manhã desta sexta-feira, 31, o secretário de saúde de Barreiras, Anderson Vian, acompanhado do diretor médico Rodrigo Melo e da diretora administrativa Kátia Sales, recebeu o hemogasômetro que será utilizado para acompanhar
os níveis de saturação de oxigênio dos pacientes internados no Pronto Atendimento Coronavírus. O empréstimo do hemogasômetro, que foi feito pela Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, é fruto da ampla parceria entre a instituição e a administração municipal no enfrentamento ao novo Coronavírus.Segundo o diretor do Centro das Ciências Biológicas e da Saúde da UFOB, Rafael Simões, a Universidade e a Prefeitura de Barreiras possuem também um acordo de cooperação técnica que envolve o Hospital Municipal Eurico Dutra, onde o Pronto Atendimento Coronavírus está sediado. “A UFOB está montando um laboratório de análises clínicas escola e como neste momento de pandemia as atividades presenciais estão suspensas, nada mais justo que os equipamentos sejam utilizados temporariamente na unidade de saúde que é referência também aos outros municípios dos Oeste”, informou Simões.
A hemogasometria é uma técnica importante para medir o nível de saturação de oxigênio e os gases sanguíneos, possibilitando uma análise mais completa do quadro de saúde dos pacientes monitorados durante o internamento, a partir da análise do sangue. “As gasometrias arteriais vinham sendo realizadas com o apoio do Hospital do Oeste. Agora com a chegada do equipamento, estes exames poderão ser feitos aqui no Pronto Atendimento Coronavírus. Isso trará maior celeridade e uma prestação de serviço ainda mais eficiente aos pacientes em internamento que apresentam desconforto respiratório, com caso suspeito ou confirmado para Covid-19”, explicou o secretário municipal de saúde Anderson Vian.
Barreiras Notícias / Dircom