• Girl in a jacket
  • Prefeitura de Barreiras amplia testagem para Covid-19 através de drive-thru no Centro de Saúde Leonídia Ayres ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

     

    Dando continuidade às testagens realizadas diariamente nas Unidades de Saúde e em domicílio das pessoas sintomáticas, que se enquadram nos prazos e critérios clínicos, bem como através das demandas da Central de Teleatendimento Covid-19, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira (10) testes da Covid-19 na modalidade drive-thru, em pacientes que estavam na lista de espera aguardando a coleta do exame. A ação cujo objetivo foi de realizar o procedimento com acesso rápido, aconteceu no pátio do Centro de Especialidades Leonídia Ayres, no Bairro Morada Nobre.

    Nesse primeiro momento foram realizados 50 testes RT-PCR, método que identifica a presença de fragmentos genéticos do vírus em secreções respiratórias, e mais 30 testes rápidos no Laboratório da Unidade de Saúde. De acordo com a equipe da Vigilância Epidemiológica de Barreiras, os testes em RT-PCR serão analisados no LACEN em Salvador e o resultado deve sair em até 72 horas.  

    José Afonso, morador do Bairro Santa Luzia, compareceu bem cedo na Unidade de Saúde e garantiu a testagem. “Acho uma ação válida, é muito importante para nós que estamos com sintomas realizar esse exame, uma vez que irá nos tranquilizar e saberemos como proceder após o resultado. Meu bairro é um dos que apresenta mais casos da Covid-19, por isso a população também deve se cuidar, evitando principalmente aglomerações”, destacou José.  

    De acordo com o secretário de saúde, Anderson Vian, a ampliação dessas testagens realizadas hoje, dará mais celeridade nos resultados dos exames e contribuirá no estudo do perfil epidemiológico do município.

    “As ações no combate a Covid-19 têm sido constantes desde o início dessa pandemia que se alastrou em todos os continentes. Somente hoje pela manhã, foram realizados 80 exames para o diagnóstico do novo Coronavírus, assim que os resultados ficarem prontos, as equipes da VIEP entrarão em contato com os pacientes para iniciar o monitoramento e/ou o tratamento. É importante frisar que no início desse mês de agosto, a Prefeitura de Barreiras anunciou novas ações no controle e combate à Covid-19, além das Centrais de Teleatendimento e de Triagem foram ampliados os horários de funcionamento de unidades de saúde, e ainda autorizou a aquisição de 20 mil testes rápidos, o que irá possibilitar maior eficácia no controle epidemiológico do novo Coronavírus em nosso município”, pontuou Anderson Vian. 


    Barreiras Notícias  / Dircom

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ