Quais as chances de pegar covid-19 pelas embalagens de alimentos?

 Desde de que o governo chinês encontrou traços do novo coronavírus em embalagens de um lote de frango na China, exportado pelo Brasil, muita gente está se perguntando: Quais as chances de pegar covid-19 pelas embalagens de alimentos?

É possível ser infectado por Covid-19 a partir de embalagens. Estudos laboratoriais mostraram, ainda no início da pandemia, que o vírus sobrevive por horas, senão dias em embalagens, principalmente se elas forem de papelão ou plástico.

Mas ser possível não nos evidência qual a chance de acontecer, sabemos apenas que ela existe. Segundo Emanuel Goldman, professor de microbiologia da Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, disse à BBC QUE os estudos de laboratório usaram amostras de até 10 milhões de partículas virais, mas uma superfície atingida por um espirro recebe menos de 100 partículas virais

Em artigo publicado na revista científica The Lancet em julho, Goldman disse: “Na minha opinião, a chance de transmissão por meio de superfícies inanimadas é muito pequena e apenas nos casos em que uma pessoa infectada tosse ou espirra na superfície e outra pessoa toca essa superfície logo após a tosse e o espirro (dentro de uma a duas horas). ”

Para os cientistas, tocar uma embalagem contaminada e depois tocar olhos, nariz ou boca é uma rota de transmissão difícil, mas possível.

“Pode ser possível que uma pessoa contraia Covid-19 tocando em uma superfície ou objeto que contenha o vírus”, informou a agência de saúde dos Estados Unidos, os Centros de Controle de Doenças (CDC) em seu site. No entanto, o órgão acrescenta que “esta não é considerada a principal forma de propagação do vírus”.

Os especialistas estão cada vez mais seguros que a principal forma de transmissão da covid-19 se da de pessoa para pessoa. Entre pessoas que estão em contato próximo umas com as outras (dentro de 2m), através de gotículas produzidas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala e quando as gotas caem na boca ou nariz de pessoas próximas (ou são inaladas pelos pulmões).

É difícil provar que uma pessoa pegou a covid-19 de uma embalagem porque, para isso, seria preciso “excluir qualquer exposição recente de qualquer outra fonte”, inclusive contato com pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, mas assintomáticas (aqueles que têm o vírus, mas não apresentam sintomas). Só assim seria possível ter certeza que a contaminação se deu pelo contato com a embalagem, mas rastrear um caso desses é muito difícil.

Quais as chances de pegar covid-19 pelas embalagens de alimentos?  Quais as chances de pegar covid-19 pelas embalagens de alimentos? Reviewed by CM on 15:19 Rating: 5

Sem comentários

Postagem em destaque

PRIME TELECOM | FIBRA ÓPTICA EM BARREIRAS